Saneamento inspira moda sustentável no Ceará e chega às passarelas da Colômbia

5 de agosto de 2025 - 11:48 # # # #

Ascom Cagece - Texto

O estilista Kallil Nepomuceno e a Cagece participam da programação da Santander Fashion Week 2025, na Colômbia, para apresentar a coleção Mosaico criada a partir de resíduos reaproveitados

No dia 9 de agosto, a Santander Fashion Week 2025, uma das principais semanas de moda da Colômbia, que será realizada na cidade de Bucaramanga, recebe um desfile inédito de moda sustentável com assinatura brasileira. A passarela será ocupada pela elegância criativa do estilista cearense Kallil Nepomuceno em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), empresa pública de saneamento do nordeste do Brasil que, há 16 anos, desenvolve um projeto socioambiental voltado à sustentabilidade, ao artesanato e à inclusão social.

A apresentação marca a estreia internacional da coleção Mosaico, uma proposta autoral e consciente, desenvolvida a partir de resíduos reaproveitados e transformados em peças de impacto por Kallil, em colaboração com artesãs do programa Reciclocidades, uma iniciativa da Cagece que capacita e promove a autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, 20 looks serão exibidos na passarela colombiana, unindo moda, responsabilidade ambiental e transformação social.

Coleção Mosaico

“O Reciclocidades é hoje minha família. Me sinto honrado com esse trabalho. A coleção Mosaico é um manifesto. É sobre transformar resíduos em arte, dar visibilidade a mulheres incríveis e provar que o luxo do futuro é consciente e cheio de alma”, afirma o estilista Kallil Nepomuceno.

Para Samara Silveira, coordenadora de Responsabilidade Social da Cagece, a participação no evento internacional reforça o potencial do saneamento como setor de inovação e transformação social.

“É empolgante ver a dimensão que o projeto está tomando. A Cagece é uma companhia de saneamento que atua com responsabilidade social desde a década de 1990. Ao longo dos anos, o corpo funcional da empresa estruturou processos de trabalho que geram resultados concretos para a sociedade”, destaca.

A presença de Kallil e da Cagece na Santander Fashion Week, na Colômbia, é resultado da repercussão positiva da estreia da coleção Mosaico, lançada em dezembro de 2024, em Fortaleza, que encantou o público com sua estética sofisticada e forte apelo socioambiental. Além da Colômbia, o trabalho do estilista e da companhia de saneamento cearense também será exibido no Chile.

Kallil Nepomuceno

Reconhecido como um dos principais nomes da moda no Ceará, Kallil Nepomuceno consolidou sua marca com criações autorais, texturas exuberantes, fluidez e excelência nos acabamentos. Engajado em causas sociais, ambientais e inclusivas, o estilista aposta na sustentabilidade como pilar criativo, utilizando técnicas de upcycling e reaproveitamento de resíduos sólidos da própria cadeia produtiva.

Com 33 anos de carreira, participou por duas décadas dos desfiles do Dragão Fashion Brasil (DFB), o maior evento de moda autoral da América Latina. Seu último projeto em parceria com o programa Reciclocidades tem ganhado repercussão nacional e internacional pelas pautas socioambientais por meio da coleção desenvolvida com materiais recicláveis e reaproveitamento de resíduos de várias indústrias, com apoio da Santana Textiles e da Cagece.

Programa Reciclocidades

O Reciclocidades é um programa de responsabilidade socioambiental da Cagece, criado em 2009, com o objetivo de promover cidadania, geração de renda e sustentabilidade por meio da reciclagem e do artesanato. O programa realiza oficinas criativas e ações educativas em comunidades de diversas regiões do Ceará. Nessas oficinas, mulheres são capacitadas para transformar resíduos sólidos, como tecidos, plásticos, papel e outros, em produtos artesanais com valor agregado. Mais de 45 mil pessoas já foram beneficiadas com esta iniciativa no Ceará que, além da capacitação técnica, promove autoestima, pertencimento e empoderamento feminino.