Saúde do Homem: HUC conta com atendimento especializado para tratar doenças da próstata

5 de agosto de 2025 - 15:05 # # # #

Natássya Cybelly - Ascom HUC - Texto e foto

A hiperplasia benigna da próstata acomete cerca de 60% dos homens

O Hospital Universitário do Ceará (HUC), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (SESA), conta com atendimento especializado em Urologia, com foco no tratamento de doenças que afetam o sistema urinário, como rins, próstata, bexiga e uretra. Uma das condições mais comuns entre os homens, especialmente após os 50 anos, é a hiperplasia prostática benigna (HPB), caracterizada pelo aumento da próstata.

Foi exatamente esse problema que levou o agricultor Rigoberto Melo, de 65 anos, a procurar atendimento especializado. “Eu tinha a sensação constante de bexiga cheia. Sentia muito desconforto ao urinar e vivia indo ao banheiro. Com o tempo, comecei a perceber que estava urinando cada vez menos. Precisei usar uma sonda por meses, mas o problema persistia”, conta.

Sintomas

Segundo o coordenador do Serviço de Urologia do HUC, Dr. Rômulo Silveira, a hiperplasia prostática benigna, causa a compressão da uretra com obstrução parcial ou total da mesma, comprometendo o fluxo normal da urina. A condição pode ser diagnosticada por meio do exame de toque retal e exames laboratoriais como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e, posteriormente, exames de imagem com ultrassonografia. “Os principais sintomas incluem aumento da frequência urinária noturna, urgência para urinar, jato urinário fraco, interrupção involuntária do jato urinário e esvaziamento incompleto da bexiga”, detalha o especialista.

A hiperplasia benigna da próstata acomete cerca de 60% dos homens e, em aproximadamente 40% dos casos, é necessário tratamento cirúrgico para desobstruir a uretra. Esse foi o caso do senhor Rigoberto, que se submeteu à Ressecção Transuretral da Próstata (RTU) – conhecida popularmente como “raspagem da próstata” –, procedimento realizado pela equipe do HUC. “Depois da cirurgia, estou me sentindo 100%. Fui muito bem tratado por todos aqui. O atendimento foi excelente, e posso dizer que estávamos mesmo precisando de um hospital como esse. Na próxima semana volto para minha consulta de revisão”, conta, Rigoberto.

Diagonóstico precoce

O coordenador da urologia do HUC, reforça a importância do diagnóstico precoce. “O tratamento da hiperplasia benigna da próstata não deve ser adiado. O estreitamento progressivo do canal urinário pode causar infecções de repetição, formação de cálculos, sangramentos, falência da bexiga e, em casos mais graves, levar à insuficiência renal, com necessidade de diálise”, alerta, Rômulo Silveira.

O HUC realiza desde a consulta ambulatorial até o acompanhamento pós-cirúrgico, oferecendo exames de imagem, procedimentos e retorno com o especialista. Atualmente, o hospital conta com uma equipe composta por 34 urologistas (cirurgiões), que atendem pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Além do tratamento da HPB, o hospital também é referência no atendimento a outras condições urológicas, com profissionais especializados em subespecialidades, como Uro-oncologia (tratamento de cânceres urológicos); Urologia feminina (doenças do trato urinário feminino); Litíase urinária (tratamento de cálculo urinários);  Disfuncoes Miccionais (alterações na micção); Urologia Reconstrutiva (cirurgias reparadoras); e Andrologia (disfunções sexuais e infertilidade masculina).

HUC

O Hospital Universitário do Ceará (HUC) é um dos maiores hospitais públicos do país. A unidade presta serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais públicos da Região de Saúde de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado. O HUC está sendo implantado por etapas e, nesta primeira fase, disponibiliza as especialidades Cirurgia Vascular, Oncologia (Clínica e Cirúrgica), Hematologia, Urologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Ortopedia. Desde a abertura dos serviços, o HUC já realizou mais de 19 mil atendimentos à população cearense, entre consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, internações e transferências de emergência.