Ceará é Destaque Nacional em Transformação Digital e recebe Prêmio da ABEP-TIC no SECOP 2025
6 de agosto de 2025 - 16:00 #ABEP-TIC #Ceará #Destaque Nacional #prêmio #SECOP 2025 #transformação digital
Ascom Etice - Texto
O Estado do Ceará, representado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), foi premiado na 6ª edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD), promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC). O resultado foi anunciado nesta terça, 6 de agosto, durante o SECOP 2025, maior evento de tecnologia para a gestão pública do país, realizado em Brasília (DF).
A Etice recebeu o 3o prêmio na categoria de Maior Variação Nominal, que destaca os estados com maior evolução em relação à edição anterior. Em 1º lugar, ficou o estado de Amazonas, e em 2º lugar, o Distrito Federal. Quem recebeu o prêmio foi Alexandre Cialdini, Secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, que afirmou, em discurso: “o processo de transformação digital do Ceará é fruto de um trabalho coletivo, comandado pelo governador Elmano de Freitas em parceria com o Barbosa. Estamos aqui também com o Daniel, que é o nosso secretário-executivo da Ciência e Tecnologia, e tudo que nós fazemos é exatamente em função e no olhar do cidadão. Muito obrigado e parabéns à Etice, por possibilitar que a gente continue avançando no processo de transformação digital para o Estado Brasileiro”.
“Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo que vem sendo consolidado com planejamento, inovação e compromisso com o cidadão. O posicionamento do governador Elmano de Freitas tem sido fundamental para avançarmos na transformação do Ceará em um estado cada vez mais digital. Receber esse prêmio no SECOP é uma honra e um estímulo para continuarmos nessa trajetória”, afirmou o presidente da Etice, Francisco Barbosa, que também é presidente executivo da ABEP-TIC.
O IOSPD foi desenvolvido pela ABEP-TIC para avaliar, de forma consistente e comparável, o grau de transformação digital das unidades federativas, compondo o Pilar de Eficiência da Máquina Pública no Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A iniciativa conta com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
Além de reconhecer as melhores práticas, o Índice estimula uma cultura de governança digital, essencial para modernizar os serviços públicos e ampliar o acesso da população a soluções digitais de qualidade.