Forças de Segurança reforçam apoio aos fiéis na 23ª edição da Caminhada com Maria

6 de agosto de 2025 - 15:24 # # # #

Martina Dieb - Ascom SSPDS - Texto
Denilson Araújo e arquivo da SSPDS - Foto

Os devotos de Nossa Senhora da Assunção receberão atenção especial das Forças de Segurança no próximo dia 15 de agosto, na Capital. A Arquidiocese de Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e outros órgãos estaduais e municipais detalharam, na manhã desta quarta-feira (6), o plano operacional para a 23ª edição da Caminhada com Maria. Durante coletiva de imprensa, foram apresentadas as medidas de segurança, mobilidade e atendimento emergencial, que contarão com o apoio integrado das Forças de Segurança.

O arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, ressaltou a importância da colaboração dos órgãos públicos para assegurar um evento tranquilo aos participantes. “A Caminhada com Maria deseja continuar sendo aquilo que ela foi desde o princípio, um lugar de paz, um lugar de alegria, portanto, a presença das Forças de Segurança, garantirá a proteção da população. Agradecemos muitíssimo por aquilo que está sendo apresentado e tudo que será feito em plena paz, com perfeita harmonia, graças à presença do coração cristão das pessoas que lá estarão colocam suas vidas à disposição de todos nós”, frisou o arcebispo de Fortaleza.

O evento, que reúne milhares de fiéis em devoção à Nossa Senhora da Assunção, terá um plano operacional especial envolvendo a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), entre outros órgãos estaduais e municipais.

Ao todo, serão 550 agentes da segurança pública do Ceará atuando antes, durante e após o evento religioso. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com o apoio de 486 policiais militares, distribuídos no evento. Serão empregadas equipes dos comandos de Policiamento Especializado (CPE), da Polícia de Choque (CPChoque), do Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). O patrulhamento também será realizado por policiais militares a pé e sobre cavalos, com composições do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Além disso, o evento religioso contará com equipes da PCCE, CBMCE, Pefoce e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS). Todos os profissionais estarão a postos, garantindo a tranquilidade da autêntica manifestação de fé dos fortalezenses.

O delegado Harley Filho, coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol) da SSPDS que está à frente do plano operacional da SSPDS explicou como serão realizados os trabalhos no evento. “Montamos um grande plano operacional voltado para segurança aos fiéis. Então, dentro desse cenário, teremos 550 profissionais de segurança pública estadual voltados para este evento, que se iniciará às 6 horas da manhã, no local de concentração, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção. Teremos policiamento ao longo do percurso, e manteremos equipes vigilantes no encerramento, na Igreja de Santa Edwiges. Destacamos que teremos equipes da Polícia Militar em todas as modalidades. Teremos também equipes da Polícia Civil, reforçando as delegacias da circunscrição da área, realizando diligências no entorno da caminhada, durante a concentração e a dispersão. Equipes do CBMCE, da Pefoce, e um helicóptero da Ciopaer sobrevoando a área. Além disso, contaremos com equipes de inteligência com drones, e a ideia realmente é garantir essa segurança e que todos possam participar desse evento de maneira tranquila”, finalizou

Policiamento

O reforço no policiamento será executado por policiais da PMCE a pé, em cavalos, motocicletas e viaturas, durante todo o percurso, de 12,5 quilômetro. A saída da procissão, às 14h, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, será acompanhada de perto pelos agentes das Forças de Segurança. A partir daí, os policiais militares serão distribuídos em pontos estratégicos, com o objetivo de dar tranquilidade à procissão, que seguirá este ano até à Igreja de Santa Edwiges, na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Jacarecanga (AIS 4).

Todo o evento será acompanhado pelos agentes das Forças de Segurança. Ainda conforme informações disponibilizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), o reforço do policiamento vai para além dos momentos de celebração religiosa e segue até a meia-noite, tanto nos arredores da igreja, quanto no entorno dos terminais de ônibus da Capital.

Polícia Civil 

A PCCE contará com o apoio das delegacias plantonistas do 7º Distrito Policial (DP) e do 10º Distrito Policial (DP), além de 36 policiais civis que estarão na Operação Égide. A população, também, contará com três delegacias especializadas que são: a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Outras equipes 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) contará com bombeiros militares atuando em uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) e uma viatura do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), além de uma equipe de vistoria. Já a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contará com peritos criminais de plantão e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS) com uma aeronave.

Sobre o evento

A Caminhada com Maria, no dia 15 de agosto, tem início às 14 horas, com concentração no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, na Área Integrada de Segurança Pública 8 (AIS 8), e sairá em direção à Igreja de Santa Edwiges, no bairro Jacarecanga (AIS 4). Ao final do percurso, haverá a coroação de Nossa Senhora e show com a Banda Missionário Shalom e com a Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hessed.