Linha Nordeste recebe quase 2 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025
6 de agosto de 2025 - 16:52 #Linha Nordeste #metrofor #passageiros #Primeiro semestre 2025 #VLT Ceará
Ascom Metrofor - Texto
A Linha Nordeste registrou 1 milhão e 903 mil embarques no primeiro semestre de 2025. É o maior volume de passageiros entre as linhas de VLT no Ceará, e o segundo maior desempenho do Metrofor, ficando abaixo apenas do metrô (Linha Sul) – que possui infraestrutura, veículos e tecnologia diferentes. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado é estável, sem oscilação significativa.
A programação operacional da Linha Nordeste no ano de 2025 disponibiliza 54 viagens diárias, sendo 27 da Parangaba ao Mucuripe e 27 no sentido oposto. Nesses percursos, as 11 estações somam 13,5 mil embarques, na média diária por dia útil. As unidades de maior movimentação são Parangaba, com 525 mil embarques de janeiro a junho; e Papicu, com 225 mil no período. O embarque é gratuito para todos e todas. A via é operacionalizada pelo Metrofor, empresa de economia mista, vinculada à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Quem usa o serviço em sua rotina atesta a agilidade do transporte por trilhos e desfruta da sensação de segurança que o sistema proporciona. Foi o que nos contou Larissa Ferreira, que atua como fiscal de Prevenção de Perdas em um supermercado nas proximidades da Estação Borges de Melo, no bairro Vila União.
“Antes do VLT, era complicado porque eu pegava o ônibus na Parangaba, às 5h30 da manhã, e até chegar ao meu trabalho perdia 40 ou 50 minutos de deslocamento. O caminho do ponto de descida do ônibus até o local de trabalho era um trecho perigoso para ser feito à noite. E no VLT, eu desço e já estou do lado do trabalho, então tem essa segurança, que me deixa tranquila. Isso também ajuda muito a gente”, contou ela.
São diretamente atendidos pela Linha Nordeste os bairros Cais do Porto, Vicente Pizón, Papicu, Cocó, Meireles, Varjota, Mucuripe, Aldeota, Joaquim Távora, Dionísio Torres, São João do Tauape, Alto da Balança, Salinas, Fátima, Parreão, Vila União, Aeroporto, Serrinha, Itaperi, Itaoca, Montese e Parangaba.
Há integração física com a Linha Sul (na Parangaba) e com os terminais rodoviários do Papicu e da Parangaba. Assim, a linha se torna acessível a dezenas de outros bairros, impactando na mobilidade de toda Fortaleza. Também é prevista integração física com a futura Linha Leste (metrô), que está em construção pela Sinfra.
A jornalista Vitória Barbosa define que este é o “transporte da família”, pois ela e o marido utilizam-no para ir ao trabalho, deixar o filho na creche, e ainda assistir aos pousos e decolagens de aviões na Estação Expedicionários. “Uso o VLT diariamente com minha família e a principal vantagem é a economia que ele nos proporciona. Além de ser bem mais rápido e prático que o ônibus, o que ajuda muito por eu andar com meu filho, é a melhor opção de transporte para mim, que moro na Parangaba e trabalho na Aldeota”, conta ela.
Expansão, potencial turístico e grandes eventos
A linha se destaca por ser a única via férrea que leva ao litoral de Fortaleza, fator que agrega potencial turístico ao sistema. E esse valor turístico está sendo ampliado por meio de dois projetos que estão em construção: os ramais Aeroporto e Castelão – que se conectam com a Linha Nordeste por meio da Estação Expedicionários. As duas obras também são realizadas pela Seinfra.
Os novos ramais Aeroporto e Castelão ampliam o sistema de transporte sobre trilhos de Fortaleza, conectando a Linha Nordeste ao Aeroporto Internacional Pinto Martins e à Arena Castelão — o maior palco esportivo do Nordeste. Com isso, o Metrofor se consolida como parte do eixo turístico e de grandes eventos da cidade.
O Ramal Aeroporto terá 2,4 km de extensão (sendo 500 metros em elevado), área urbanizada de 18,7 mil m² e capacidade para atender até 35 mil pessoas por dia. As obras estão 67% concluídas e contam com cerca de 150 trabalhadores.
Já o Ramal Castelão, iniciado em julho de 2025, terá 5,1 km (com 3,2 km em elevado), cruzará cinco bairros e contará com duas estações: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Estação Castelão. A obra deve gerar até 350 empregos diretos e tem prazo de 24 meses.