Parceria SET, IDT e Sebrae integrará serviços de intermediação para vagas de emprego e apoio ao empreendedor
6 de agosto de 2025 - 16:20 #Apoio ao empreendedor #IDT e Sebrae #Intermediação #parceria #SET #vagas de emprego
Ascom SET - Texto
A Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nesta terça-feira (05). O objetivo é a implementação do Empresa Parceira, um regime de mútua colaboração entre os órgãos, integrando serviços e ampliando o atendimento para a população.
A iniciativa marca o início de um projeto que visa oferecer suporte e orientação gratuitas para empreendedores e trabalhadores tanto presencialmente quanto de forma remota, e funcionará inicialmente na Unidade de Atendimento do IDT/Sine Centro, em Fortaleza.
Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, a parceria com o Sebrae é um passo importante para fortalecer a economia local, estimular a inovação e dar um impulso no crescimento de pequenos negócios. “A expectativa é que o projeto não apenas ajude a criar novos negócios, mas também a consolidar e expandir os já existentes, gerando um impacto positivo geração de trabalho e renda no Ceará”, pontua.
A ideia é que, com a integração, os trabalhadores que buscam acessar o mercado formal e os empreendedores possam encontrar tudo o que precisam em um só lugar, desde oportunidades de emprego até a busca por capacitação e linhas de crédito.
“Ao integrar os serviços do Sebrae no IDT, o apoio ao empreendedor fica ainda mais acessível. Pessoas que já buscam atendimento para questões de trabalho e emprego nas unidades, agora terão, no mesmo local, acesso a serviços e orientações para abrir ou melhorar seu próprio negócio”, destaca o presidente do IDT, Raimundo Angelo.
Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, reforça o compromisso das duas instituições em contribuir para um Ceará cada mais empreendedor. “Com esse convênio estaremos levando aos cearenses que buscam sua recolocação profissional nos pontos de atendimento do IDT orientações e capacitações para que eles possam também enxergar no empreendedorismo uma oportunidade de geração de renda e sustento para suas famílias”.