SDE e Adagri celebram adesão da Agência ao SISBI-POA para cárneos e derivados

6 de agosto de 2025 - 11:29 # # # #

Ascom SDE - Texto

O anúncio foi feito terça-feira (5), na sede da SDE, pelo secretário Domingos Filho e pelo presidente da Adagri, Elmo Aguiar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializou uma importante conquista para a agropecuária cearense. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) recebeu autorização para ampliar seu escopo de atuação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), passando a abranger a área de carnes e derivados.

Essa decisão, publicada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, é um marco que permitirá à Adagri certificar produtos de carne para o comércio em todo o território nacional. A medida reforça o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Adagri, com a qualidade e segurança dos alimentos, além de fortalecer o setor produtivo.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (5), na sede da SDE, pelo secretário Domingos Filho e pelo presidente da Adagri, Elmo Aguiar. “É com grande alegria que compartilhamos essa grande conquista para o fortalecimento da agropecuária no Ceará. Este marco reforça a confiança no trabalho técnico desenvolvido pela Adagri e abre novas oportunidades para nossos produtores rurais, ampliando mercados e valorizando a produção cearense ainda mais com segurança e qualidade”, declarou Domingos Filho.

“É uma responsabilidade muito grande, mas estamos preparados para enfrentar todos os desafios para entregar produtos certificados do nosso Ceará para todo o Brasil”, reforçou Elmo Aguiar. Ele acrescentou que “duas grandes empresas já iniciaram o processo para a integração no SISBI-cárneos, com ótimas perspectivas de vender seus produtos para todo o território nacional”.

SISBI-POA

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como objetivo padronizar os procedimentos de inspeção sanitária, garantindo que produtos de origem animal atendam aos mesmos padrões de qualidade e segurança em todo o país.

“Agora, com o SISBI Cárneos, todos os escopos de fiscalização do Serviço de Inspeção Estadual da Adagri possuem equivalência ao Serviço de Inspeção Federal do MAPA”, explicou o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adagri, Erisvaldo Maia. Ele destacou que isso significa que “estabelecimentos que beneficiam leite, pescado, ovos, mel e agora carne podem comercializar seus produtos em todo o território nacional com o registro do SIE-Adagri”.

Para obter o benefício, o estabelecimento com registro no SIE deve manifestar interesse por meio de ofício à presidência da Adagri. A empresa passará por uma avaliação que inclui os programas de autocontrole e os produtos fabricados.

Erisvaldo Maia concluiu que “todo esse processo de acompanhamento atende às exigências do MAPA, reforça o compromisso da Adagri com um serviço de inspeção de qualidade que garante produtos saudáveis para os consumidores e, ao mesmo tempo, oferece oportunidade de crescimento para o empreendedor cearense”.