Aula gratuita promovida pelo Museu Ferroviário discute os desafios da educação museal no Brasil nesta sexta (8)
7 de agosto de 2025 - 16:27 #Aula gratuita #Museu Ferroviário #programação #Secult
Ascom Secult - texto e fotos
Aberta ao público, apresentação de museóloga baiana Mona Nascimento inaugura as atividades do Curso Básico de Educação Museal
O panorama histórico e os desafios atuais da educação museal no Brasil são tema da Aula Inaugural do Curso Básico de Educação Museal, formação gratuita realizada pelo Museu Ferroviário Estação João Felipe — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A atividade será conduzida pela museóloga e pesquisadora baiana Mona Nascimento e propõe refletir sobre os caminhos percorridos pela Política Nacional de Educação Museal (PNEM), os dados da Pesquisa Educação Museal Brasil (PEMBrasil) e as implicações desses processos na construção de políticas públicas para o setor. Aberta ao público, a aula acontece no auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará na tarde desta sexta-feira (8).
Com o tema “Desafios da Educação Museal no Brasil: um panorama da PNEM à PEM e novamente à PNEM”, a aula promove um olhar crítico sobre o lugar da educação nos museus brasileiros, ressaltando a importância de práticas elaboradas de forma coletiva. A apresentação será transmitida no canal do YouTube do Museu Ferroviário (link) e conta com interpretação em Libras.
Mona Nascimento chega ao Ceará para ministrar a Aula Inaugural e o primeiro módulo do Curso Básico de Educação Museal ofertado pelo equipamento. Museóloga com 15 anos de atuação no campo da educação museal, a profissional reúne experiência em produção teórica, prática e elaboração de políticas públicas para o setor. Doutoranda em Cultura e Sociedade pela UFBA, é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana e especialista em Políticas e Gestão Cultural pela UFRB. Pesquisadora plena do Observatório da Economia Criativa (OBEC), integra ainda o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Brasil como representante titular da região Nordeste; compõe a Rede de Educadores em Museus da Bahia e atua como conselheira do Conselho Federal de Museologia (gestão 2023–2025).
Curso Básico de Educação Museal
Formação gratuita voltada a pessoas interessadas em museus, memória, cultura e patrimônio, o Curso Básico de Educação Museal é uma realização do Museu Ferroviário Estação João Felipe. A capacitação será presencial, com 32 horas distribuídas em oito encontros aos sábados entre agosto e setembro deste ano, e oferece uma bolsa de R$ 600 para as 20 pessoas selecionadas. As inscrições ocorreram entre 14 e 20 de julho, com reserva de 70% das vagas para pessoas negras; travestis, transexuais, transgêneres e não bináries; pessoas com deficiência; e pertencentes a comunidades tradicionais.
O conteúdo divide-se em quatro módulos, com os seguintes temas e facilitadores: Introdução à Educação Museal, com Mona Nascimento; Museus, Comunidades e Diversidade, com Hannah Mariah; Mediação Cultural e Ação Educativa, com Ícaro Souza; e Prática e Projeto Educativo, com Laris Moraes.
Aula Inaugural do Curso Básico de Educação Museal “Desafios da Educação Museal no Brasil: um panorama da PNEM à PEM e novamente à PNEM”, com Mona Nascimento
Quando: sexta, 08.08, a partir das 13h
Onde: Kuya – Centro de Design do Ceará (R. Sen. Jaguaribe, 323 – Moura Brasil)
Gratuito e aberto ao público
Mais informações em instagram.com/museuferroviariojoaofelipe