Saúde do Ceará lança curso pioneiro com foco nos processos de imunização

7 de agosto de 2025 - 16:48 # # # # #

Daniel Araújo- Esp-CE - Texto
Raiane Ferreira - Foto

O início dos trabalhos aconteceu na sede da ESP/CE e reuniu gestores da autarquia, da Sesa e de instituições parceira

Os desafios enfrentados pelos programas de imunização ao redor do mundo, como a disseminação de notícias falsas e as desigualdades no acesso, reforçam, cada vez mais, a necessidade de se ampliar o conhecimento sobre as vacinas para profissionais que possam atuar em consonância com a rede de saúde durante as mobilizações.

Alinhadas a essa premissa, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) lançaram, nessa quarta-feira (6), o Curso de Especialização Multiprofissional em Imunização.

Pioneira no estado, a iniciativa tem na turma-piloto cerca de 40 alunos, entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros, estatísticos, técnicos de teleprocessamento, jornalistas e engenheiros.

Palestra

O grupo iniciou o percurso formativo assistindo a uma palestra do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Lima Neto (Tanta), que explanou o cenário epidemiológico das doenças preveníveis por vacinas, durante aula inaugural na sede da instituição de ensino, em Fortaleza.

Também acompanharam o momento gestores da própria ESP/CE, representantes de instituições parceiras e o personagem icônico das campanhas de vacinação no Brasil, Zé Gotinha.

Coordenadora de Imunização da Sesa e uma das idealizadoras do curso, Ana Karine Borges explica que o projeto tem como diferencial a variedade de conteúdos que serão discutidos em sala de aula. “Abordaremos a comunicação com o paciente, os processos de construção de engenharia de arquitetura das salas de vacina, técnicas de vigilância laboratorial de doenças e agravos, entre outros assuntos, para que tenhamos, ao fim desse percurso, especialistas com embasamento teórico-prático na área”, detalhou.

Capacitar para salvar vidas

Laiane Costa, 31, é do Rio Grande do Norte e uma das alunas da especialização. Segundo ela, vir ao Ceará em busca de conhecimento representa fortalecer estratégias vacinais na região onde a profissional atua.  Já a diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, reforçou a importância de se investir em formações voltadas às vacinas, destacando os resultados diretos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Pioneira no estado, a formação contempla cerca de 40 profissionais de diversas áreas

Durante o período de aprendizagem, que possui 560 horas, com atividades presenciais e on-line, os alunos poderão desenvolver habilidades e competências para uma atuação de qualidade junto às equipes de imunização nos serviços.

O cronograma é composto por seis módulos didáticos, pautados por temas como “os fundamentos da imunização”; “o planejamento de estratégias na Atenção Primária à Saúde (APS)”; “o gerenciamento e segurança na rede de frio”; entre outros.

De acordo com Ligia Lucena, gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, o currículo foi estruturado com base nas diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e coloca em perspectiva pautas urgentes que atravessam a dinâmica multiprofissional no campo da vacinação.