Ceará é o segundo maior gerador de empregos industriais do Nordeste no acumulado do ano
8 de agosto de 2025 - 12:39 #gerador de empregos #industriais #nordeste
Ascom Adece - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Fotos
A indústria cearense registrou o segundo maior número de empregos formais do Nordeste no acumulado de janeiro a junho deste ano. Com 5.030 novos postos de trabalho no período, o resultado é o segundo melhor do setor no Estado desde 2020. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
“O resultado reflete o trabalho de fortalecimento da política de atração e manutenção de investimentos liderada pelo governador Elmano de Freitas. O Ceará tem se posicionado como um estado competitivo, disponibilizando de infraestrutura e ambiência de negócios sustentáveis para os investidores”, comenta o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, responsável pela operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) do Estado.
A nível de Nordeste, a indústria cearense ficou atrás apenas da Bahia (13.575). Os estados do Rio Grande do Norte (2.518), Piauí (2.225) e Maranhão (2.038) complementam o ranking dos cinco estados nordestinos com maior geração de empregos no acumulado do ano. O bom desempenho da indústria local também foi destaque no ranking Norte/Nordeste, com o Ceará ranqueando em terceiro lugar, ficando atrás apenas da Bahia e Amazonas (5.959).
“É importante destacarmos que os setores que mais registraram contratações são aqueles beneficiados pela política de incentivos fiscais e patrimoniais do Governo do Ceará. São empregos que, além de sustentar famílias cearenses, geram renda e desenvolvimento local, impactando outros setores da nossa economia”, explica o diretor de Fomento da Adece, Luís Eduardo Barros.
Os setores de alimentos (840), produtos químicos (565), produtos de metal (521) e material de plástico (422) foram os de maior destaque na geração de empregos de janeiro a junho no Ceará. Todos esses setores foram contemplados com pleitos aprovados na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Condec), realizada no último mês de julho.
Confira o ranking de empregos na indústria dos estados do Nordeste no acumulado de janeiro a junho de 2025:
BA 13.575
Ceará 5.030
RN 2.518
Piaui 2.225
Maranhão 2.038
SE -2.216
PB -2.597
PE -4.931
AL -12.123