Mais seis pessoas são capturadas em flagrante no Vicente Pinzón, totalizando 62 presos desde julho

8 de agosto de 2025 - 15:34 # # # #

Ascom PMCE - texto e vídeo

Em mais uma ação rápida e contínua, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou seis pessoas suspeitas de envolvimento em crimes no bairro Vicente Pinzón – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). Uma das ocorrências, que culminou em quatro capturas, ocorreu no bairro Papicu (AIS 10) e contou com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Somente no mês de julho, 50 pessoas foram capturadas suspeitas de crimes no bairro. São 29 prisões a mais quando comparado com julho de 2024. Já nos primeiros sete dias de agosto, 12 suspeitos já foram retirados de circulação, o que representa oito pessoas capturadas a mais do que na primeira semana de agosto do ano passado. Trinta e três armas de fogo foram apreendidas entre julho e os sete primeiros dias de agosto, no Vicente Pizón.

As primeiras capturas ocorreram após diligências na região para identificar e capturar suspeitos de envolvimento em crimes. Ao visualizarem uma das composições da PMCE, dois homens, sendo um de 21 anos, com passagens por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo, e um outro homem de 21 anos, com passagens por roubos, tentaram fugir e atiraram contra os PMs, no bairro Vicente Pizón. Um dos policiais foi lesionado e socorrido.

Ambos os suspeitos foram presos em posse de munições, papelotes de cocaína, maconha, balança de precisão, fogos de artifício e dinheiro. Eles foram conduzidos para o 2º Distrito Policial (DP), onde foram autuados pelos crimes de tentativa de homicídio contra os PMs, integrar organização criminosa, tráfico de drogas, crime ambiental e porte ou posse ilegal de arma de fogo.

Outras prisões

Ainda durante os trabalhos policiais na Capital, quatro pessoas também foram capturadas. Os suspeitos foram capturados por uma equipe da PMCE com auxílio dos operadores do Nuvid, no bairro Papicu. Eles estavam em posse de um carro roubado com placa adulterada, arma de fogo, artefatos explosivos.

Na ocasião, os operadores do Nuvid/Ciops/SSPDS receberam informações sobre indivíduos que teriam efetuado disparos de arma de fogo na região, quando estavam em um veículo. De posse das informações, equipes do 8º Batalhão e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE localizaram e abordaram o automóvel.

No interior do carro, três homens, sendo um 21 anos, um outro de 33 anos, com passagens por roubo, um outro homem de 21 anos, com passagens por integrar organização criminosa, roubo, crime de trânsito e desobediência, e um adolescente foram localizados. Com eles, dois revólveres, uma pistola, cerca de 85 munições, carregador de pistola e um aparelho celular foram apreendidos.

Os suspeitos foram levados para uma unidade da Polícia Civil, onde os adultos foram autuados pelos crimes de associação criminosa, receptação, corrupção de menor, porte e posse ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal identificador de veículo. Todos os capturados encontram-se à disposição da Justiça.

A SSPDS reforça que os trabalhos na região seguem sendo realizados pelas Polícias Civil e Militar. O policiamento da área foi reforçado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.