Seas receberá primeira Sala Google em um Centro Socioeducativo
8 de agosto de 2025 - 11:23 #Etice #Sala Google #tecnologia
Texto e fotos: Ascom Etice
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS), a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Golden, representante cearense do Google, realiza, na próxima terça-feira (12), às 8h30, a inauguração da primeira Sala Google em um Centro Socioeducativo. O evento ocorrerá no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider, em Fortaleza. A iniciativa pioneira tem como objetivo gerenciar, avaliar e aprimorar as experiências de aprendizado de estudantes e professores através do uso de tecnologias inovadoras em sala de aula.
A solenidade contará com a presença do presidente da Etice, Francisco Barbosa, e da vice-governadora do Estado do Ceará e secretária da Proteção Social, Jade Romero, além de outras autoridades estaduais. O presidente da Etice, Francisco Barbosa, destaca que “a Sala Google representa mais do que um espaço de aprendizagem: ela simboliza a chance de um novo caminho. A tecnologia surge como uma alternativa concreta a trajetórias marcadas por vulnerabilidades, oferecendo conhecimento, autonomia e novas perspectivas de vida, emprego e renda. São jovens que podem perceber este aprendizado tecnológico como uma possibilidade real de ascensão social em suas próprias comunidades, em vez de se submeterem ao crime e às drogas. Até porque o mercado de tecnologia está em constante crescimento e precisa de profissionais preparados. Ao investir em inclusão digital nesses espaços, mostramos que é possível transformar realidades por meio da educação e da inovação”.
“É fundamental, como Estado, darmos condições necessárias aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas para construírem um novo caminho. E a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo de transformação. É mostrar a eles que entendemos sobre as novas formas de se comunicar, de ocupar as redes sociais e podemos usar esses espaços como ferramentas para uma nova história”, pontua a vice-governadora, Jade Romero.
A Seas é o órgão responsável por executar as políticas públicas voltadas à responsabilização de adolescentes em conflito com a lei no Ceará. A atuação da Superintendência busca promover a ressocialização e garantir os direitos desses jovens por meio de medidas socioeducativas, educação, cultura e capacitação profissional. A implantação da Sala Google em uma de suas unidades marca um passo inovador na inclusão digital e na ampliação de horizontes para essa juventude.
Salas Google
A iniciativa faz parte do projeto do Governo do Estado que prevê a criação de 40 Salas Google até o final de 2026. Anteriormente, foram inauguradas 12 unidades em: Acaraú (duas), Itaitinga, Deputado Irapuan Pinheiro, Maracanaú (duas), Fortaleza, Beberibe, Limoeiro do Norte, Crato e Juazeiro do Norte.
Serviço
Inauguração da Sala Google – SEAS
Data: 12 de agosto de 2025 (terça-feira)
Horário: 8h30
Local: Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider
Rua Ipaumirim, 830 – Planalto Ayrton Senna, Fortaleza–CE