Operação Nordeste Integrado: Ceará encerra operação inédita com 45 capturas em dois dias
11 de agosto de 2025 - 14:29 #Oito Estados #Operação Nordeste Integrado #PMCE #prisão em flagrante #SSPDS
Ascom SSPDS - Texto
A operação inédita, que reuniu oito estados do Nordeste, iniciou na madrugada de quinta-feira (7) e encerrou na noite da última sexta-feira (8)
pós dois dias da “Operação Nordeste Integrado” no Ceará, as Forças de Segurança vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizaram a captura de 45 pessoas suspeitas de envolvimentos em crimes no estado. A “Operação Nordeste Integrado” iniciou na madrugada da quinta-feira (7) e seguiu até a noite da última sexta-feira (8). Ao longo dos dois dias nos oito estados que participaram da operação, foram efetuadas 320 prisões. A mobilização envolveu 5.903 agentes de segurança pública, entre policiais civis, militares, bombeiros e demais profissionais dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Dentre os 45 capturados no Ceará, 21 pessoas foram autuadas em flagrante após serem abordados por equipes policiais, já outros 22 alvos foram capturados por força do cumprimento de mandados de prisão, além de dois adolescentes apreendidos por ato infracionais análogos à prática de crimes de roubo e lesão corporal. Os dados foram extraídos e compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS-CE).
“Nos dias 7 e 8 de agosto, nós desencadeamos a operação Nordeste Integrado, que já vinha sendo articulada entre os secretários de segurança do Nordeste, com apoio dos delegados-gerais das Polícias Civis e comandantes-gerais das Polícias Militares. Durante os dias de operação, houve patrulhamento em todas as cidades que fazem divisa com os quatro estados vizinhos ao Ceará, que são o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e o Piauí. E nós entendemos que essa é uma operação extremamente importante justamente em razão da mobilidade do crime que não respeita fronteiras. Desta forma, é muito importante que nós façamos essa união de esforços entre os estados”, destacou o secretário da SSPDS, Roberto Sá, durante uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados da operação no Ceará.
Mandados de prisão cumpridos
As capturas ocorreram principalmente no Interior Sul do estado, região que faz fronteira com estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Durante os dias de operação, foram capturados 20 suspeitos que estavam com mandados de prisão em aberto nas cidades de Aracati e Limoeiro do Norte, que ficam na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado; em Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Mauriti, Penaforte e Salitre, na AIS 19; em Icó, na AIS 21; na cidade de Tauá, que fica na AIS 22; e um alvo capturado na cidade de Tianguá, na AIS 14, na Região Norte do Estado. Os cumprimentos de mandados de prisão aconteceram em 14 municípios cearenses.
Suspeito preso no Pernambuco
Na tarde de quinta-feira (7), uma equipe da Delegacia de Polícia Civil de Penaforte realizou diligências no sentido de cumprir um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem que estava sendo investigado pela prática do crime de descumprir medidas protetivas de urgência. A ação ocorreu após um levantamento investigativo realizado pela Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo e com o apoio do serviço de inteligência do Departamento de Polícia do Interior Sul (DPI Sul). O suspeito foi localizado e preso em uma rodovia federal, município de Salgueiro, no estado de Pernambuco.
Além dos 20 suspeitos capturados com ordens de prisão em aberto no Ceará e um capturado no Pernambuco, um mandado de prisão foi cumprido contra um homem que já se encontrava em uma unidade prisional em Juazeiro do Norte (AIS 19), totalizando 22 ordens judiciais cumpridas contra alvos de investigações criminais.
Prisões em flagrante e material apreendido
Além dos mandados cumpridos contra suspeitos de envolvimento em crimes, outras 23 pessoas foram capturados em flagrante durante diligências e blitze-barreiras montadas por equipes policiais. Dentre os presos, 21 são adultos e dois são adolescentes, que foram apreendidos por atos infracionais análogos a roubo e a lesão corporal. As capturas em flagrante ocorreram em 16 cidades: Granja e Tianguá (AIS 14); Crateús (AIS 16); Alto Santo, Aracati, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte (AIS 18); Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti e Penaforte (AIS 19); e Tauá (AIS 22).
Os principais crimes cometidos pelos suspeitos capturados na operação foram: ameaça, ameaça no contexto da Lei Maria da Penha, crime contra o idoso, estupro de vulnerável, furto, furto qualificado, homicídio, integrar organização criminosa, posse irregular de arma, receptação, roubo, tráfico ilícito de drogas, posse ou porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal dolosa e violência doméstica.
Os trabalhos operacionais resultaram ainda na apreensão de 8,17 quilos de entorpecentes, cinco armas de fogo, 91 munições de diversos calibres, sete aparelhos celulares e duas armas brancas. Ao todo, foram abordados 521 veículos, que resultaram na apreensão de dois carros e cinco motocicletas.
Operação Nordeste Integrado
Ao longo dos dois dias nos oito estados que participaram da operação, foram efetuadas 320 prisões, cumpridos 443 mandados judiciais (sendo 186 de prisão, 10 mandados de busca e apreensão de menores e 247 de busca e apreensão), além da apreensão de 87 armas (16 brancas e 71 de fogo), 40 veículos, 180 celulares e uma expressiva quantidade de entorpecentes. No total, 7.688 veículos foram abordados durante as ações. A mobilização envolveu 5.903 agentes de segurança pública, entre policiais civis, militares, bombeiros e demais profissionais dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
As equipes atuaram de forma integrada, com suporte aéreo para alcançar áreas de difícil acesso, e foco na repressão a crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas. A repressão ao tráfico de drogas também gerou resultados significativos. Foram apreendidos 1,35 kg de crack, além de 79 pedras da mesma substância, 6,1 kg e 13 papelotes de cocaína, 271,2 kg de maconha e 973 papelotes da mesma droga.
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.