Pet Ceará Móvel: equipamento do Governo do Ceará realiza mais de 10 Mil castrações em 3 meses

11 de agosto de 2025 - 15:59 # #

Texto e fotos: Ascom Sepa

O programa Pet Ceará Móvel, iniciativa do Governo do Ceará voltada à saúde e ao bem-estar animal, alcançou a marca de 10 mil castrações realizadas em apenas três meses de atividade do seu novo equipamento itinerante. A ação, coordenada pela Secretaria da Proteitação Animal (Sepa), já acumula um total de mais de 100 mil procedimentos em todo o estado, beneficiando tutores, protetores e instituições de acolhimento.

Desde seu lançamento em maio de 2024, o Pet Ceará Móvel percorre o Ceará com uma unidade móvel totalmente equipada, levando atendimento veterinário gratuito e de qualidade. Até o momento, o programa já passou por 23 bairros de Fortaleza, 19 municípios do interior e atendeu diversas instituições de proteção animal.

“Atingir este número em tão pouco tempo mostra o quanto o Pet Ceará Móvel está fazendo a diferença. Estamos levando cuidado, saúde e dignidade para os animais em todo o Ceará, fortalecendo a guarda responsável e contribuindo para o controle populacional de forma ética e eficiente”, destaca o secretário da Proteção Animal, Erich Douglas.

Próxima Parada: Tauá

A unidade do Pet Ceará Móvel chegará a Tauá nesta semana. Os atendimentos ocorrerão de 13 a 17 de agosto (quarta a domingo), a partir das 8h, no Parque da Cidade.

O serviço é gratuito e inclui triagem, castração, aplicação de microchip, medicação e fornecimento do colar elizabetano. O agendamento é feito de forma online pelo site www.protecaoanimal.ce.gov.br. No momento do cadastro, o tutor deve preencher seus dados e os do animal, além de escolher a data e o horário para o procedimento.

Sobre o programa

Criado para promover o controle populacional ético de cães e gatos, o Pet Ceará Móvel garante acesso à saúde animal, especialmente para famílias em vulnerabilidade social, ONGs e protetores independentes. Até agosto de 2025, o programa já realizou mais de 100 mil procedimentos, sendo mais de 28 mil castrações, além de microchipagem e exames pré-operatórios, entre outros cuidados veterinários.