Semana da Busca Ativa intensifica mobilização de alunos pela permanência na escola

11 de agosto de 2025 - 09:56 # # #

Ascom Seduc - texto e arte gráfica

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre os dias 11 e 15 deste mês, a segunda Semana da Busca Ativa Escolar de 2025, com o intuito de gerar engajamento nos estudantes e colaborar para que permaneçam na escola durante todo o Ensino Médio. A ação, que ocorre de maneira perene, ganha força no período pós-férias, com estratégias para preservar as trajetórias acadêmicas de cada aluno e assegurar a todos o direito à aprendizagem.

A Busca Ativa Escolar é uma das principais frentes de trabalho do Projeto Nem 1 Aluno Fora da Escola, iniciativa da Seduc que incentiva o retorno daqueles alunos que abandonaram os estudos ou estão faltando muito. O convívio saudável no ambiente escolar, o acolhimento e o apoio são considerados a chave para que os estudantes se sintam parte integrante da escola, valorizados em sua singularidade, amparados pelos princípios do respeito, da equidade, da acessibilidade e da inclusão.

Neste aspecto, os professores diretores de turma cumprem o papel essencial de realizar atendimentos individuais aos jovens, com momentos de escuta ativa e sondagem das causas das faltas.

O envolvimento das lideranças estudantis em projetos e ações desenvolvidos pela escola, em parceria com a gestão, professores e demais integrantes da comunidade escolar, é outra característica da empreitada.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, destaca a relevância estratégica da busca ativa escolar para a rede estadual cearense.

“Esta mobilização representa o cuidado que temos com cada estudante. Não podemos permitir que nem um jovem fique fora da escola. Quando um aluno deixa de frequentar as aulas, perde grandes oportunidades na vida de crescimento pessoal e acadêmico. Por isso, chamamos nossas equipes, gestores, professores, estudantes e toda a comunidade para identificar, acolher e trazer esses alunos de volta. Garantir o direito à educação para todos é o nosso compromisso diário”, frisa a gestora.

Para apoiar as Regionais e as escolas em todo o estado, a Seduc disponibiliza um conjunto de materiais com orientações para a realização da campanha, como a Cartilha de Mobilização da Busca Ativa, além de cards ilustrativos e molduras de fotos para serem utilizadas em divulgações nas redes sociais.

Dentro da programação da semana, a quinta-feira, 14 de agosto, será o Dia D da Busca Ativa, momento de maior ênfase a ações de sensibilização e motivação com a comunidade escolar.

Monitoria

Neste processo, o Monitor da Busca Ativa é um dos personagens que colaboram diretamente para o êxito da ação. Em 2025, 331 escolas da rede pública estadual do Ceará foram contempladas pelo Projeto Monitor da Busca Ativa Escolar. A iniciativa concede bolsa mensal no valor de R$ 200, durante seis meses, aos alunos selecionados para serem agentes no acompanhamento da infrequência, prevenindo e reduzindo a evasão e o abandono, ajudando a unidade de ensino no planejamento de ações voltadas ao acolhimento. Os jovens foram escolhidos por meio de portaria publicada em 6 de maio passado e começaram a atuar ainda em junho deste ano.

O monitor pode ajudar a escola não só a trazer de volta aquele aluno que está afastado ou faltando às aulas, mas também a acolhê-lo e incentivá-lo, fazendo com que passe a se sentir bem no ambiente escolar.

Auxílio financeiro

Ao evitar faltar às aulas, os estudantes beneficiários do Programa Pé-de-Meia garantem o recebimento do incentivo, que está diretamente ligado à frequência escolar. O Pé-de-Meia é um benefício do Governo Federal, que soma forças às ações de busca ativa, contemplando com incentivo financeiro os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para os estudantes que comparecerem aos dois dias de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o Pé-de-Meia também prevê uma parcela do incentivo Enem, no valor de R$ 200.

Outro ponto importante nas ações de busca ativa do segundo semestre é a mobilização dos estudantes para a participação nas avaliações externas, que diagnosticam a educação básica e norteiam a elaboração de políticas públicas na área.