Seplag articula órgãos e entidades do Governo do Ceará para iniciar elaboração da LOA 2026

11 de agosto de 2025 - 12:52 # # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag - Texto
Dennis Moraes - Ascom Seplag - Foto

Sob orientação da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), os órgãos/entidades do Governo do Ceará iniciaram, nesta segunda-feira (11), a elaboração da Proposta da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026, instrumento de planejamento que define as receitas e despesas previstas para um ano, indicando de onde virão os recursos e como serão aplicados em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

O início dos trabalhos foi marcado por um encontro no auditório da Seplag-CE, onde os técnicos governamentais receberam as orientações para a formulação da PLOA, se atualizaram sobre o panorama macroeconômico considerado pelo governo estadual e foram informados sobre o cronograma de ação.

Ao abrir o evento, a secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Naiana Corrêa, lembrou que, diante de um cenário macroeconômico desafiador, os técnicos responsáveis pela elaboração da PLOA devem redobrar a atenção na distribuição dos recursos, priorizando os projetos mais importantes para que não falte orçamento.

“Ao longo dos anos, o Ceará tem alcançado superávit financeiro, mas não podemos, na elaboração do orçamento, contar com isso. O objetivo é fazer as políticas públicas funcionarem adequadamente com os recursos que a gente arrecada. Assim, é fundamental estarmos atentos na distribuição dos recursos”, alertou Naiana Corrêa.

Orientações

Durante o evento, a coordenadora de Gestão Orçamentária da Seplag, Luciana Capistrano, apresentou ao público os números macroeconômicos que devem ser considerados na elaboração da PLOA, como as estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) e para a inflação. A gestora também destacou o panorama das principais receitas estaduais e das despesas essenciais.

“A boa elaboração do orçamento é fundamental para garantir que a ação orçamentária cumpra seu papel de transformar recursos públicos em bens e serviços de qualidade, assegurando que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma eficiente e transparente”, enfatizou Luciana Capistrano.

Cronograma

Conforme a coordenadora da Seplag-CE, as propostas orçamentárias deverão ser consolidadas em setembro, com a elaboração do texto da lei prevista para outubro e o envio à Assembleia Legislativa devendo ocorrer no mesmo mês.