Em Orós, SDE promove capacitação para atrair novos negócios com programa “Município Protagonista”

12 de agosto de 2025 - 14:19 # # #

Texto e fotos: Ascom SDE

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), avança para impulsionar o desenvolvimento econômico no interior cearense. No município de Orós, a realização de um workshop do programa “Município Protagonista”, no último dia 8 de agosto, reuniu líderes locais e estaduais para discutir estratégias de atração de novas empresas e negócios para a região.

O programa é uma iniciativa da SDE que tem como objetivo capacitar os 184 municípios cearenses a atuarem de forma proativa na atração de investimentos. A meta é criar uma grande força-tarefa estadual para que cada cidade seja protagonista na busca por progresso e geração de empregos e renda.

Durante o encontro em Orós, a equipe da SDE apresentou o “Mapa de Atrativos do Ceará”, uma ferramenta que identifica as potencialidades do estado. Além disso, foram discutidas metodologias de trabalho para a definição de focos estratégicos e captação de novas empresas.

O workshop foi conduzido pelos técnicos representantes SDE, Marcelo Santos e André Bastos. Para o secretário da SDE, Domingos Filho, o programa Município Protagonista destaca as vocações regionais de cada cidade. “Esse programa representa um grande avanço para que, em parceria com os 184 municípios, possamos levar crescimento econômico e oportunidades de trabalho para todos os cearenses”, analisa o titular da pasta.

Próximos passos e metodologia

O trabalho em Orós continuará com a elaboração de um “Mapa de Atrativos Municipais”, que será construído pela equipe de desenvolvimento da cidade com o apoio da SDE. Esse mapa servirá como base para o processo sistematizado de atração de empresas, que se divide em quatro fases:

1- Preparação de material: Envolve a criação de apresentações e mapas que destaquem os atrativos locais e estaduais;

2- Definição de focos estratégicos: Baseia-se na análise da vocação econômica do município e de sua região;

3 – Pesquisa de empresas: Identificação de negócios alinhados aos focos estratégicos definidos;

4- Contato e relacionamento: Contatos virtuais e presenciais com as empresas, gerenciando o relacionamento até a sua efetiva implantação na cidade.