Mais quatro suspeitos de crimes no Vicente Pinzón são presos; totalizando 72 capturados desde julho

12 de agosto de 2025 - 16:52 # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

As quatro últimas capturas foram realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil

Dando continuidade às ações de combate a crimes no bairro Vicente Pinzon, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) retirou de circulação, na manhã desta terça-feira (12), mais quatro pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto. Os alvos, todos homens, foram capturados por força de mandados de prisão preventiva pelo crime de integrar uma organização criminosa. Ao todo, já são 71 capturados desde julho pelas Forças de Segurança desde julho.

Com as decisões judiciais em mãos, os policiais civis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) saíram pelas ruas do bairro Vicente Pinzon para dar cumprimento a mandados de prisão preventiva contra alvos investigados por crimes na região. Na ocasião, um homem de 31 anos, com passagens por tráfico de drogas; outro de 27 anos, com porte ilegal de arma de fogo e tráfico drogas; um tercerio alvo, de 20 anos, com antecedentes criminais por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, e o último de 28 anos, com passagens por roubo a pessoa e tráfico de drogas, foram presos. Todos foram levados ao DHPP, onde foram colocados à disposição da Justiça.

Balanço de prisões

Somente no mês de julho, 50 pessoas foram capturadas suspeitas de crimes no bairro. São 29 prisões a mais quando comparado com julho de 2024. Já no início do mês de agosto, dos dias 1 ao dia 11, 21 capturas já foram contabilizadas, o que representa 17 pessoas capturadas a mais do que na primeira semana de agosto do ano passado. Além disso, trinta e duas armas de fogo foram apreendidas entre julho e os 11 primeiros dias de agosto, no Vicente Pinzon.

Outras capturas recentes

Uma das ocorrências, que culminou em quatro capturas, ocorreu no bairro Papicu (AIS 10) e contou com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os suspeitos foram capturados por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) com auxílio dos operadores do Nuvid, na noite dessa quinta-feira (7), no bairro Papicu. Eles estavam em posse de um carro roubado com placa adulterada, arma de fogo, artefatos explosivos.

No interior do carro, três homens, sendo um 21 anos, um outro de 33 anos, com passagens por roubo, um outro homem de 21 anos, com passagens por integrar organização criminosa, roubo, crime de trânsito e desobediência, e um adolescente foram localizados. Com eles, dois revólveres, uma pistola, cerca de 85 munições, carregador de pistola e um aparelho celular foram apreendidos.

Já nos primeiros dias do mês de agosto, dois homens, sendo um de 21 anos, com passagens por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo, e um outro homem de 21 anos, com passagens por roubos, tentaram fugir e atiraram contra os PMs, no bairro Vicente Pizón. Um dos policiais foi lesionado e socorrido.

Ambos os suspeitos foram presos em posse de munições, papelotes de cocaína, maconha, balança de precisão, fogos de artifício e dinheiro. Eles foram conduzidos para o 2º Distrito Policial (DP), onde foram autuados pelos crimes de tentativa de homicídio contra os PMs, integrar organização criminosa, tráfico de drogas, crime ambiental e porte ou posse ilegal de arma de fogo. Todos os capturados encontram-se à disposição da Justiça.

A SSPDS reforça que os trabalhos na região seguem sendo realizados pelas Polícias Civil e Militar. O policiamento da área foi reforçado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.