Encerramento da Festa de Iemanjá e Sambaile marcam o fim de semana na Estação das Artes

13 de agosto de 2025 - 09:48 # # #

Ascom Estação das Artes - texto
Divulgação e Thiago Matine - fotos

Palo$a no Submundo completa a programação da quinzena de agosto

Para celebrar a cultura periférica e as festividades de Iemanjá, o fim de semana na Estação das Artes começa na sexta-feira (15), com Palo$a no Submundo e diversos DJ’s convidados. No sábado (16), é a vez de Sambaile, com atrações musicais e apresentações de dança. Já no domingo (17), acontece o encerramento da Festa de Iemanjá, com roda de conversa, atividade infantil e performances da cultura afro-brasileira.

Integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, o espaço cultural oferece atividades e shows gratuitos para todos os públicos.

Palo$a no Submundo traz o funk experimental para a Gare

Na sexta-feira (15), Palo$a no Submundo traz o baile funk para a Estação das Artes. A partir da música e da cultura periférica, o projeto busca propagar as vertentes experimentais do gênero, como mandalão e funk 150 bpm, na cidade de Fortaleza, sem perder a essência nordestina.

Às 17h30, DJ Negona sobe ao palco para abrir a noite. Em seguida, às 18h30, DJ Guiih e Madu colaboram para continuar o movimento. Às 19h30, Nandi e Lolost vão comandar o DJ set, fechando com os DJ’s DDzin e Rennó, a partir das 20h30.

No sábado (16), Sambaile realiza nova edição na Estação das Artes

Sábado (16), a Estação das Artes se transforma em um grande encontro de ritmos, vozes e celebração das culturas periféricas com o Sambaile Festival. A partir das 16h, a DJ Jéssica Sales abre os trabalhos com um set vibrante que já chega aquecendo a pista e preparando o público para uma tarde-noite de música e troca.

Às 17h, é hora de mergulhar na batucada com a Roda de Samba +Melanina feat Samba Kanjerê, unindo músicos das periferias do Ceará para celebrar o samba em suas múltiplas vertentes. Às 18h20, o grupo Debocha Reggueiro sobe ao palco trazendo o passinho do reggae com identidade cearense e misturando influências jamaicanas e latinas ao reggae local.

Na sequência, às 18h30, Marcelo 21 e Julinha 21 se juntam a Vanessa A Cantora e Alexandrino para um show repleto de brasilidade, mesclando samba, axé, pagodão, reggae e forró. Às 19h50, o Solta o Ponto Batidão faz uma apresentação explorando corpo, movimento e narrativas pretas e periféricas.

Às 20h, a multiartista Afreekassia comanda um pocket show potente, trazendo vivências negras em forma de música que ecoa tanto nas pistas quanto nas redes.

E para encerrar em clima de festa, às 20h30, DJ Negona e Piájay se unem ao artista Otto Nascimento para um set eclético e dançante, que mistura pagodão, funk, rap e outras sonoridades que vêm das ruas.

Domingo (17) com programação em homenagem às festividades de Iemanjá

No domingo (17), a Estação das Artes recebe o encerramento da Festa de Iemanjá, evento realizado com apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema, e da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Cultura (Secult Ceará) e da Igualdade Racial (Seir Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Às 10h, acontece a oficina infantil “Oceania, o mar: colagem com formas orgânicas”. Inspirado pelo artista francês Henri Matisse, as crianças vão poder fazer colagens que representam os animais do mar utilizando apenas papéis coloridos, tesoura e cola. O momento é mediado pelos arte-educadores Iuri Tavares e Talita Késsia.

A avaliação da festa de Iemanjá acontecerá a partir de 10h, em formato de roda de conversa, na escadaria da Kuya – Centro de Design do Ceará. Em seguida, às 11h30, o Grupo Cultural Toque de Senzala realiza uma apresentação que exalta as tradições afro-brasileiras, a partir do batuque, canto e danças africanas.

Às 13h, o Afoxé Filhos de Oyá leva o candomblé, por meio da música e da dança, para o palco da Estação. Fundada em 2008, a associação desenvolve um trabalho comunitário voltado para a valorização da cultura afro-brasileira e para o acolhimento de crianças e jovens, incentivando a participação em desfiles e atividades culturais.

E durante todo o domingo, no Mercado AlimentaCE, a homenagem a Iemanjá ganha sabor especial. Os restaurantes O Boteco, Pachamama, Chegue Bar, Benzito Gastrobar, Tacos Burger, Acarajé de Murá, Oh Bixa Boa e Cozinha do Frei oferecem pratos promocionais inspirados na data, valorizando a gastronomia afro-brasileira, os insumos do mar e suas raízes simbólicas. Pratos como moqueca de arraia, sanduíche de camarão, arroz de camarão e bolinho de estudante compõem o cardápio da festa.

Serviço

Programação da Estação das Artes

Dias: 15 a 17 de agosto

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita

Mais informações:

Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Sexta, 15

Palo$a Baile – Edição Submundo

17h30 às 21h30 – DJ’s Negona, Guiih e Madu, Nandi e Lolost, Ddzin e Rennó

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço

Classificação indicativa: 18 anos

Sábado, 16

16h às 22h – Sambaile na Estação

DJ Jessica Sales, Roda de samba +Melanina e Samba Kanjerê, Debocha Reggueiro, Marcelo 21 e Julinha 21 com Vanessa A Cantora e Alexandrino, Solta o Ponto Batidão, Pocket show Afreekassia, DJ Negona e Piájay com Otto Nascimento

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço

Classificação indicativa: 18 anos

Acessível em Libras

Domingo, 17

Domingo na Estação

10h às 13h – Oficina infantil “Oceania, o mar: colagem com formas orgânicas”, com Talita Késsia e Iuri Tavares
10h às 15h – Almoço no Mercado AlimentaCE – Especial Comida do Mar

10h às 11h30 – Roda de Conversa: Iemanjá em Mares Verdes, na Escadaria da Kuya | Acessível em Libras

11h30 às 12h30 – Grupo Cultural Toque de Senzala | Acessível em Libras

13h às 14h – Afoxé Filhos de Oya | Acessível em Libras

Acesso: Gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: Livre