Viradão do Emprego conecta juventude de Fortaleza a novas oportunidades

13 de agosto de 2025 - 16:16 # # # #

Ascom SET - Texto e fotos

Nesta terça-feira (12), na Rede Cuca do José Walter aconteceu o Viradão do Emprego para a juventude de Fortaleza. Um mutirão com serviços gratuitos para quem busca oportunidades no mercado de trabalho

Com a participação da Secretaria do Trabalho do Governo do Ceará (SET), a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), a Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico (SDE), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e o Governo Federal, o Viradão contou com serviços de cadastro para vagas de emprego, emissão do cartão VaiVem, oferta de cursos de qualificação profissional, orientações do Ceará Credi e empresas locais realizando recrutamento presencial.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, ressaltou que essas ações visam quebrar o ciclo da falta de experiência e de oportunidade que afeta os jovens.

“Queremos garantir que cada um tenha acesso às melhores condições para construir seu projeto de vida. Independentemente da profissão escolhida, a renda será necessária em todos os momentos. O que for preciso para ajudar o jovem de Fortaleza, a Prefeitura de Fortaleza pode contar conosco. Estaremos juntos nessa caminhada”, concluiu Vladyson.

Representando a Prefeitura de Fortaleza, o secretário da Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi, destacou que em parceria com a Secretaria do Trabalho do Ceará, realizaram quase 500 vagas de cursos de qualificação só este ano e que a meta é chegar a 3.000 até o fim do próximo ano.

“Muitas vezes vemos jovens querendo se envolver, procurando algo para fazer, querendo se qualificar. Aqui, a Rede Cuca tem que ser esse espaço e o nosso esforço é para isso. Queremos que a Rede Cuca seja uma grande referência para que os jovens da periferia transformem suas vidas”, completou Júlio.

O secretário de Desenvolvimento Social do município de Fortaleza, Antônio Ângelo de Oliveira, ressaltou a união de esforços para beneficiar a juventude. “Estamos todos juntos para gerar emprego e renda para essa juventude que tanto merece. Temos vagas disponíveis no Sine Municipal e no IDT, além do Ceará Credi e do programa VaiVem. É uma série de ações e benefícios para que cada uma saia mais fortalecido e preparado para a vida”, afirmou.

Em busca de experiência

A jovem Andressa, com experiência como monitora no projeto Aprende Mais, na área da pedagogia, auxiliando crianças com dificuldade de leitura, participou do evento em busca da primeira oportunidade formal no setor e destacou a importância de ampliar seu currículo.

“Eu espero conseguir uma vaga de emprego para ganhar experiência profissional na área e fortalecer meu currículo com novas habilidades”, afirmou.

Motivada pela chance de aprendizado, ela também ressalta que quer se qualificar ainda mais para o mercado. “Hoje estou aqui para aprender mais e buscar novas oportunidades”, disse.

Novos caminhos e qualificação

O jovem Andrey, com experiência anterior na área de educação, busca uma nova colocação profissional. “Já trabalhei, mas saí e agora estou procurando uma nova oportunidade dentro da minha área, que é a educação. Estou focado em encontrar uma vaga, aprimorar minha qualificação e ganhar mais experiência para fortalecer meu currículo”, explicou.

Ele ressaltou a relevância do evento para quem está em busca de emprego.

“Este evento é muito importante, reúne diversas oportunidades e stands variados. Aqui realmente não faltam chances para quem quer se qualificar e ingressar no mercado de trabalho”, completou.

Unindo esforços para criar oportunidades

Representando o Governo Federal, o superintendente do Ministério do Trabalho aqui no Ceará, Carlos Pimentel, destacou que o evento é fruto de uma parceria para melhorar a vida dos jovens, entre as três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal, gerando oportunidades.

“Essa união vai gerar muitos frutos. Temos muitos projetos para realizar em conjunto, como cursos de aprendizagem, inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Quem está aqui hoje é porque tem interesse em progredir e melhorar a vida da família, e isso só acontece com estudo e muito trabalho”, afirmou.