Nova turma com 175 policiais militares reforça patrulhamento em Fortaleza e sua Região Metropolitana, prioritariamente
14 de agosto de 2025 - 20:05 #nova turma #Policiais Militares
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos
Com a chegada do contigente, gestão Elmano de Freitas já nomeou mais de 3 mil profissionais da segurança pública
Em cerimônia no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), nesta quinta-feira (14), em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas comandou formatura de 175 policiais militares. Com esta nova turma, que conta com 146 homens e 29 mulheres, já são 1.945 policiais militares nomeados de 2023 até o momento. Ao todo, no mesmo período, mais de 3 mil profissionais foram integrados para as forças de segurança do Ceará.
“Hoje é um dia de felicidade. São 175 homens e mulheres que estão sendo promovidos para soldado e irão reforçar as ruas. Vamos continuar o trabalho de intensificação para as nossas forças de segurança em benefício da população”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Além dos profissionais já nomeados, outras 2.050 vagas estão abertas por meio de concursos para a Polícia Militar do Ceará (1000 vagas), Polícia Civil do Ceará (500 para oficial investigador e 100 para delegado) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (450 vagas).
Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá explicou que o novo efetivo será mobilizado de forma prioritária para áreas de maior vulnerabilidade de acordo com os índices de segurança pública. “Teremos a atuação desta nova turma prioritariamente nas áreas integradas de Fortaleza e sua Região Metropolitana, além de outros locais que também identificamos uma deficiência no efetivo”, disse.
Comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio agradeceu todo o apoio do governador Elmano de Freitas em prol do desenvolvimento das forças de segurança, além da chegada de equipamentos e melhores condições de trabalho. “Com esse reforço com viaturas, mais efetivo, conseguiremos estabelecer áreas mais restritas para atuar com mais segurança. Assim, temos cada vez mais certeza que os índices da segurança pública serão reduzidos”, afirmou.
Dentro da gestão Elmano de Freitas, já foram entregues 10 bases do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio); nove delegacias; 949 viaturas; mais de 3.900 armas, entre pistolas, carabinas e submetralhadoras; além de mais de 12 mil equipamentos para o dia a dia dos profissionais da segurança pública.
Formação
A formação da nova turma, que começou ainda em dezembro de 2024, contou com curso de formação com 1.400 horas, na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).
“Esse é um momento festivo, de glória, de um encerramento de ciclo, mas também o início de outro momento profissional importante. Tenho convicção que vocês estão ansiosos para o encerramento desta cerimônia para pensar: eu venci e tudo valeu a pena. Parabéns a todos”, declarou o diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto.
Perseguindo o sonho de ser policial militar há mais de 10 anos, Emanoel Denis Honório, 32, orgulhosamente pode dizer que finalmente conseguiu. “Foi no limite da idade, mas era um objetivo que tinha que cumprir. Prometi para minha falecida mãe que conseguiria e eu consegui. O sentimento hoje é inexplicável”, conta o agora soldado, natural de Maracanaú, que usa “Honório” em seu QRA em homenagem a mãe.
Mesmo natural de Pernambuco, Dalcirley Wilma da Silva, 30, encontrou seu sonho dentro da PMCE. Ela não é o único caso da família: outros dois irmãos também estão na corporação. “Sempre quis vir trabalhar no Ceará. Tento há tantos anos, fiz tantas provas que perdi a conta. Hoje tenho em mim sentimento de gratidão por tudo, o processo, os incentivos e o objetivo concluído”, finaliza.