Projeto do Governo do Ceará certifica mais de 700 jovens de comunidades vulneráveis para o mercado de trabalho e empreendedorismo
14 de agosto de 2025 - 18:53 #certificação #empreendedorismo #Governo do Ceará #jovens #mercado de trabalho #Virando o Jogo
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil e José Wagner - Foto
Virando o Jogo contempla os cearenses de 15 a 22 anos
Mudança de vida, com qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e geração de renda passarão a fazer parte da realidade de 764 jovens que foram certificados pelo Governo do Ceará nesta quarta-feira (14), como parte do Projeto Virando o Jogo, do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio). A cerimônia foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e outras autoridades.
A oportunidade de geração de renda, a partir da atuação profissional dos jovens capacitados, na avaliação da vice-governadora, é fundamental para a redução das desigualdades. “Hoje nós estamos aqui entregando a jovens de cinco municípios cearenses kits para que comecem a empreender. Eles passaram pela qualificação profissional e estão entrando agora no mercado de trabalho, tendo a chance de gerar uma renda extra. E nós sabemos que essa renda é fundamental para reduzir as desigualdades sociais e para a gente poder oferecer uma condição de vida melhor para essas famílias, pois esse é o nosso grande objetivo: dar oportunidades a esses jovens que estão aqui”, considerou.
Para o secretário Chagas Vieira, o combate à violência, além da ostensividade, com o trabalho de fortalecimento das forças de segurança que o Governo do Ceará tem feito, precisa de ação na “raiz do problema”, com medidas preventivas. “Então, esse programa foi criado nessa perspectiva de dar mais oportunidades, principalmente aos jovens, que muitas vezes deixam a escola e não têm um trabalho”. O chefe da Casa Civil falou também aos jovens para acreditarem em seus sonhos. “Vocês deram o primeiro passo, que foi a qualificação. E o Estado vai buscar estar sempre presente na vida de vocês. Nós vamos estar juntos para que mais jovens consigam o seu primeiro emprego e avancem na vida cada vez mais. Contem com o Governo do Estado na busca da realização dos seus sonhos”, concluiu.
O Virando o Jogo é o principal projeto do Governo do Ceará, no âmbito do PreVio, de acordo com o coordenador executivo do programa, Avilton Júnior. Ele destacou que o momento é de celebração com a primeira formação dos jovens. “Nós temos o desafio de atender 10 mil jovens, assim como vocês, com oportunidade de qualificação profissional, de inserção no mercado de trabalho, de qualificação para o empreendedorismo e também com um acompanhamento para que possam abrir seus próprios negócios. Então, esse é um momento, como eu disse, de muita festividade”, frisou.
Com atuação em comunidades em situação de vulnerabilidade social, o Virando o Jogo capacita jovens de 15 a 22 anos em diversas áreas para a geração de renda e oportunidades, por meio do empreendedorismo. No total, são oferecidas mais de 15 opções nas áreas de serviço, gastronomia, arte e cultura, além de administração, que foi a área escolhida por Ytallo Duarte, de 20 anos.
Morador do Residencial Nova Caiçara, em Sobral, o jovem cursou Assistente Administrativo. Para ele, a formação agregou tanto ao currículo quanto impacta positivamente as comunidades. “A gente sabe o contato de vulnerabilidade no qual a gente se insere. Então, ter essa renda lá, ainda agregando com a formação profissionais junto com a formação cidadã, é muito importante. Isso agrega tanto para o currículo quando também para o engajamento social e acaba trazendo um impacto positivo dentro da comunidade”, frisou.
Maria Ingrid, de 22 anos, também moradora de Sobral, conta que aprendeu muito com o curso. Mãe de Maria Cecília, de 4 anos, ela agora pretende empreender na área de formação, montando seu próprio estúdio. “Eu aprendi muito e é bom porque eu vou fazer meu trabalho, vou trabalhar para mim mesma. A capacitação em Design de Sobrancelhas foi um ótimo curso, com cinco meses de aprendizado e sabedoria, que lá na frente vou colher os frutos”, conta. “A partir de agora, vou ser uma empreendedora, vou trabalhar para mim mesma”, acrescentou, celebrando.
O curso de manutenção de ar-condicionado foi a escolha de Pedro Arley, de Maranguape. Ele celebrou a entrega do kit que, segundo ele, reduzirá em cerca de 50% os custos para iniciar seus trabalhos. “Se eu quiser começar minha própria empresa, ter esses equipamentos já ajuda muito, já economizo bastante. Reduz os custos pela metade”, calcula.
Formação dos jovens
De acordo com a gerente do Virando o Jogo, Ravena Simões, durante os cinco meses de formação, os jovens passam por três etapas. “A primeira fase é de formação cidadã e de ação comunitária. A segunda fase é a de qualificação profissional e a terceira fase envolve mercado de trabalho, empreendedorismo e gestão financeira”, explica ela, acrescentando que, durante o período, os participantes recebem um auxílio financeiro do Estado.
“A gente fica muito feliz e empolgado em ver a transformação e a virada de jogo mesmo desses jovens nas suas relações sociais, familiares e na sua formação profissional também. A partir de agora, eles estão preparados para o mercado de trabalho, para o empreendedorismo e para a geração de renda, para eles e para suas famílias”, destaca Ravena.
Inserção no Mercado de trabalho
Na primeira etapa do projeto, 753 jovens se inscreveram no sistema público de emprego para ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) já realizou 582 encaminhamentos para diversas oportunidades, com alguns participantes concorrendo a mais de uma vaga, o que amplia as chances de contratação.
Como resultado, 54 jovens conquistaram seus primeiros empregos, um passo decisivo para o início de suas trajetórias profissionais.
Ampliar número de jovens e cidades atendidas
Em sua primeira fase de execução, o Projeto Virando o Jogo contemplou seis municípios, contabilizou 1.216 jovens concludentes, dos quais os 764 certificados nesta data foram aprovados, recebendo um segundo certificado de qualificação profissionais e kits de empreendedorismo. O investimento total na ação foi de R$ 1,46 milhão, com as bolsas de incentivo – ajuda que os jovens recebem durante os cinco meses de formação.
Na segunda etapa, que já está em execução, 2.082 cearenses participam do ciclo de capacitação, em 10 municípios do PreVio. Até a primeira quinzena de setembro, o Previo estima iniciar a terceira etapa, atendendo mais 2.100 jovens. A meta geral é concluir o ano de 2026 com 10 mil jovens.