Adolescente suspeito de integrar grupo criminoso atuante em Maranguape é apreendido durante ação conjunta

18 de agosto de 2025 - 14:55

Ascom SSPDS - texto e foto

O adolescente também é investigado por crimes de ameaça a moradores no município. No dia 04 de agosto, outro adolescente foi apreendido pela PCCE suspeito de integrar grupo criminoso

Uma ação conjunta realizada entre equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na captura de um adolescente que estava sendo investigado por integrar um grupo criminoso atuante na cidade de Maranguape, que pertence à Área Integrada de Segurança  24 (AIS 24) da Região Metropolitana de Fortaleza. O adolescente foi apreendido nesta segunda-feira (18).

Com os trabalhos policiais, as equipes capturaram o alvo das investigações. Contra o adolescente, de 16 anos – que já possui registros de atos infracionais análogos aos crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tentativa de homicídio -, foi cumprido um mandado de busca e apreensão de menor em seu desfavor. O adolescente também é investigado por envolvimento em crimes de ameaça a moradores no município.

Os trabalhos ostensivos foram realizados por equipes da Delegacia de Polícia Civil de Maranguape e do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) da Polícia Civil, em conjunto com policiais militares da 2ª Companhia do 24º Batalhão da Polícia Militar (2ª Cia / 24º BPM).

Após a captura, o adolescente foi encaminhado para uma unidade da Polícia Civil, onde foi efetivado o cumprimento da ordem judicial. Em seguida, o adolescente foi colocado à disposição do Poder Judiciário.

Adolescente apreendido duas vezes em um mês

No dia 4 deste mês, a Polícia Civil apreendeu em flagrante um outro adolescente investigado por integrar grupo criminoso, no município de Maranguape. Na ocasião, essa foi a segunda vez que o adolescente foi apreendido, pelo mesmo ato infracional, em menos de um mês. O adolescente já tem histórico por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico ilícito de drogas, furto, uso de entorpecentes e organização criminosa – sendo este último registro referente a uma apreensão realizada no dia 22 de julho de 2025, em outra ação da PCCE em Maranguape.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7344, da Delegacia de Polícia Civil de Maranguape. O sigilo e o anonimato são garantidos.