Bece promove Aula Magna com Durval Muniz sobre folclore, memória e a construção da cultura popular

18 de agosto de 2025 - 11:37 # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

Encontro gratuito acontece no dia 20 de agosto e integra programação dedicada ao mês do Folclore e do Patrimônio Histórico

No dia 20 de agosto (quarta-feira), às 18h, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) recebe a Aula Magna “A feira dos mitos: a invenção do folclore e/ou da cultura popular”, ministrada pelo historiador e professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior.  A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História, Culturas e Espacialidades (PPGHCE/UECE) e pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFC), em parceria com a Bece.

Com mediação do Historiador Rodrigo Alves Ribeiro Braun, a aula é gratuita, com classificação livre, e voltada a todas as pessoas interessadas em refletir criticamente sobre as narrativas que constroem as noções de tradição e cultura no Brasil.

A Aula Magna integra a programação da Bece em alusão ao mês de agosto, que homenageia o Folclore Brasileiro, o Patrimônio Histórico e o Dia do Historiador, comemorado em 19 de agosto. A proposta do encontro é oferecer ao público reflexões em torno dos caminhos da pesquisa histórica e dos processos que constroem a ideia de cultura popular ao longo do tempo.

Abordagens

Em sua fala, Durval Muniz abordará os aspectos teóricos e metodológicos da escrita da história e questionará como determinados discursos e tradições são produzidos, legitimados e mobilizados para dar forma a identidades culturais. A atividade também irá problematizar os usos do passado na conformação do presente, debatendo como memórias são selecionadas, difundidas e institucionalizadas.

Reconhecido por seu trabalho nos campos da história cultural e da história do Nordeste, Durval Muniz é autor de obras de referência sobre identidade, memória, cultura, história das sensibilidades e regionalismo no Brasil. A Aula Magna representa uma oportunidade de aprofundamento crítico para pesquisadores, estudantes, professores, artistas e demais interessados nas temáticas da cultura e da história da administração pública e da gestão cultural no Brasil.

A pela da História

Recentemente, Durval Muniz publicou, pela Editora Vozes, relevante trabalho aos estudos da história da sensibilidade: A pele da história: corpo, tempo e escrita historiográfica, 2025. Obra que reafirma o pioneirismo do Historiador paraibano no que concerne à escrita da história e à provocação do olhar do pesquisador de diferentes áreas para temas relativos à subjetividade e à condição humana de ser, existir e persistir.

A pele da história… é, certamente, um estudo de relevo acerca da percepção da dor e da subjetividade como problemáticas a serem dissecadas pelos historiadores. A pele da história… está entre os tocantes e belos textos da estatura de A sociedade como veredito e Retorno a Reims, ambos de Didier Eribon”, afirma Rodrigo Alves.

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Aula Magna “A Feira dos Mitos: A invenção do Folclore e/ou da Cultura Popular” com Durval Muniz
Data: 20 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Horário: 18h
Entrada: Gratuita

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Centro, Fortaleza/CE)