Caravana Ceará Um Só fortalece gestão pública no Sertão de Sobral

18 de agosto de 2025 - 13:07 #

Ascom Seplag - texto e fotos

Com o objetivo de disseminar conhecimento de qualidade para que as políticas públicas alcancem todos os cearenses de maneira semelhante, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), levaram, na última sexta-feira (15), a Caravana Ceará Um Só ao município de Sobral, reunindo representantes dos 18 municípios da região do Sertão de Sobral.

Na oportunidade, o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, ressaltou a necessidade da união entre as áreas técnica e política, propósito da Caravana. “A política cria as políticas públicas, que devem ser orientadas pelo conhecimento técnico. Nós temos um programa que fortalece isso. Vale ressaltar que a Caravana Ceará Um Só tem início antes do evento em si, com a mobilização dos gestores públicos das regiões de planejamento do Estado, e prossegue após o encontro presencial. Não se encerra aqui. Nossa intenção é construir um Ceará Um Só, com benefícios que se espraiam por todos os 184 municípios cearenses”, reforçou o secretário

O evento em Sobral foi realizado no campus do Mucambinho da Universidade Federal do Ceará (UFC). A abertura do encontro contou com a presença do diretor da EGPCE, Saulo Braga; da agente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (BNB), Lúcia Sobreira; da reitoria da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Izabelle Mont’Alverne; e do presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira. O evento também foi prestigiado por autoridades locais, incluindo a prefeita e a vice-prefeita de Groaíras, Virgínia Souza Aguiar e Francisca Cilene Ximenes Maciel, respectivamente; o prefeito de Mucambo, Elenilson José da Conceição; o prefeito de Varjota, Elmo Monte; e o vice-prefeito de Cariré, Francisco Nery Neto; além de secretários e técnicos dos municípios da região.

“O BNB está junto dessa iniciativa com o Programa de Desenvolvimento Territorial, do qual faço parte. Que possamos construir um futuro sustentável e com respeito social a todas as classes envolvidas. Hoje, temos mais de 30 cadeias produtivas sendo desenvolvidas na região Norte do Ceará. Isso graças a todos os parceiros, pois ninguém faz nada sozinho, por isso o Ceará Um Só. Vamos juntos!”, declarou Lúcia Sobreira.

A reitora da UVA ressaltou o papel da Universidade na formação de líderes para a região e no desenvolvimento de programas com impacto socioeconômico. “A UVA tem um papel fundamental para o desenvolvimento da região. Colocamos a Universidade à disposição dos prefeitos para a formalização de parcerias. Estamos juntos com a Caravana Ceará Um Só por um Estado cada vez melhor”, disse Izabelle Mont’Alverne.

Segundo o diretor do Cetrede, a Caravana Ceará Um Só contribui para pensar a gestão pública e encontrar soluções para problemas comuns. “As demandas sociais exigem criatividade. O Cetrede está à disposição desse evento maravilhoso puxado pelo governador Elmano de Freitas e pelo secretário Alexandre Cialdini”, afirmou Dimas de Oliveira.

Investimentos

Durante o encontro, o secretário Alexandre Cialdini destacou que os investimentos do Governo do Ceará na região do Sertão de Sobral saltou 99,9% entre 2023 e 2024, atingindo R$ 165,3 milhões. Apenas entre janeiro e junho de 2025, o valor empenhado pela administração pública estadual para a região somou R$ 52,5 milhões.

“Esses números demonstram a execução orçamentária e financeira diante dos instrumentos de planejamento dos quais dispomos. É o orçamento participativo na veia. São números que mostram os investimentos em áreas definidas conforme o planejamento elaborado com a participação cidadã. Este momento proporcionado pela Caravana Ceará Um Só é também uma oportunidade para a prestação de contas, mostrando efetivamente que o Estado está presente em todos os 184 municípios cearenses, nas 14 regiões de planejamento”, destacou.

Convênios

Durante o evento, os municípios do Sertão de Sobral assinaram convênios com a EGPCE e com o programa Ceará Sem Fome. “São convênios muito importantes. O Ceará Sem Fome, coordenado pela primeira-dama Lia de Freitas, tem o desafio de colocar comida na mesa dos cearenses e possui o efeito multiplicador de renda, pois estimula o comércio das cidades. Já a EGPCE oferece de forma gratuita e com certificação trilhas de conhecimento voltadas para os desafios da administração pública”, enfatizou o secretário Alexandre Cialdini.

Programação variada

A programação da Caravana Ceará Um Só incluiu as apresentações “Fazendo acontecer a governança”, com o diretor da EGPCE, Saulo Braga; “Panorama socioeconômico das regiões de planejamento do Ceará: região do Sertão de Sobral”, com o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa; “Como estado e municípios podem consolidar os avanços educacionais no Ceará”, com a ex-governadora e professora Izolda Cela; “Conselho Estadual de Educação (CEE) – mobilizando os municípios na perspectiva de legalizar as instituições de ensino da região”, com a presidente do CEE, Ada Pimentel; “Atuação da SDA na perspectiva da governança interfederativa”; e “Programa Ceará Sem Fome”.

O evento contou ainda com a realização de oficinas que abordaram os seguintes temas: Captação de recursos não-onerosos; Como captar recursos por meio de transferências voluntárias no Estado?; Transformação digital nas organizações públicas; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Reforma tributária para os municípios – desafios e oportunidades; Estratégias e sustentabilidade da previdência municipal; Decifrando a governança das contratações; Prevenção de irregularidades junto ao TCE; Estratégia de gestão financeira para os servidores; Consórcios públicos intermunicipais; e Parcerias público-privadas e concessões.

Saiba Mais

A Caravana Ceará Um Só é uma ação do programa de governança interfederativa Ceará Um Só, liderado pela Seplag-CE. A jornada de integração e conhecimento teve início em maio e seguirá até novembro, percorrendo todas as 14 regiões de planejamento do Ceará. Até agora, a Caravana já passou por oito regiões: Maciço de Baturité, Sertão de Canindé, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Litoral Norte, Litoral Oeste/Vale do Curu, Serra da Ibiapaba e Sertão de Sobral.

O evento é realizado em parceria com a EGPCE e conta com o apoio de parceiros como a Universidade Federal do Ceará (UFC); o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC); o Centro de Ensino Tecnológico (Centec); o programa Ceará Sem Fome; o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE); a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE); o Banco do Nordeste do Brasil (BNB); e a Fundação Demócrito Rocha (FDR).