Governo do Ceará entrega primeira escola de tempo integral Quilombola

18 de agosto de 2025 - 21:11 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Hiane Braun - Casa Civil - Foto

Sonho que nasceu de discussões debaixo de um cajueiro da comunidade, a primeira escola de ensino médio em tempo integral quilombola do Ceará se tornou realidade nesta segunda-feira (18), no distrito de Queimadas, em Horizonte. A inauguração da EEMTI Quilombola Antônia Ramalho da Silva contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; da secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela; do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; e outras autoridades.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio, e que sonha em cursar Medicina na Unilab, Ariadny Santos falou com orgulho do novo espaço: “A nossa escola nasceu de um sonho. Antes, a gente dividia a escola com estudantes do ensino fundamental, mas agora temos o nosso espaço”. “Aqui temos o nosso espaço, aqui temos onde nos ligarmos com a nossa ancestralidade. Essa é uma vitória para a nossa comunidade”, complementou.

Filha da comunidade quilombola, Ariadny só tem mais um semestre na nova escola, mas acredita que ela fará uma diferença enorme na vida daqueles que estão na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e daqueles que ainda estão por vir. “Ter uma escola com essa estrutura muda tudo, muda as nossas oportunidades e fortalece nossa conexão com nossa cultura”, enfatizou.

Elmano de Freitas destacou a importância da entrega, principalmente para o Estado que tem investido cada vez mais na educação. “Eu estou muito feliz de estar entregando a primeira escola de tempo integral em território quilombola. Estamos aqui para garantir aos jovens que aqui vão estudar uma escola de qualidade”.

Para além da qualidade, o governador destacou o diferencial da escola. “A escola de povo tradicional não é apenas uma escola de transmissão de conhecimento em Matemática, Português, Ciências, mas de transmissão de cultura”.

Escola diferenciada

A EEMTI Antônia Ramalho da Silva é a segunda escola quilombola do estado e a primeira nesta modalidade a ofertar o tempo integral, ocupando um prédio padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).

Emocionado, o diretor da escola e filho do Quilombo, Gustavo Vasconcelos, reforçou a importância da educação diferenciada, étnico-racial, construída pelo corpo docente. “Esse local é um sonho da comunidade, uma comunidade que começou os seus estudos debaixo de um pé de cajueiro. Quando a educação era negada o acesso, esse povo resistia debaixo desse pé de cajueiro. Essa escola é um passo de luta, de resistência e de ancestralidade”.

A escola, que começou com 70 estudantes, hoje tem 266 matriculados para o ano letivo de 2025. “Cada tijolo aqui foi construído por mãos de trabalhadores e trabalhadoras, na maioria deles, pessoas da comunidade, em sua maioria pais de alunos e alunas nossas. Aqui tem o suor, o sangue, a luta e a resistência do povo quilombola”, refletiu.

A escola ressignifica o currículo a partir das vivências, com foco na preservação da identidade cultural, baseada em oito eixos: memória; oralidade; comunidade; territorialidade; ancestralidade; tecnologias; saúde da população quilombola e mulher quilombola.

“Eu fico muito feliz de completar o meu Ensino Médio nesta escola, que sempre foi um sonho da comunidade. É gratificante ver o sonho da minha avó dar esse resultado na forma dessa escola. É bom ter um lugar para sermos nós mesmos”, concluiu Raica Vitória, estudante e neta da homenageada que dá nome à escola.

Compromisso honrado

Com investimento total de R$ 12,9 milhões, a escola conta com quatro salas de aula; quatro laboratórios de Ciências; um laboratório de Informática; biblioteca; quadra poliesportiva coberta; jardins e pavimento em piso intertravado; estacionamento e áreas de circulação com acessibilidade; bloco recreio – com cozinha e refeitório, depósito, vestiários; auditório e bloco administrativo.

Responsável pela pasta da Educação, Eliana Estrela enfatizou que o momento é um marco para a educação cearense. “Esse é mais um compromisso honrado com a educação, a entrega dessa Escola Quilombola. Hoje estamos entregando essa estrutura maravilhosa, mas o que acontece aqui vai além da estrutura. Nessa ação também estamos reforçando o que aqui se constrói. Tudo o que se constrói aqui por essa comunidade, pela luta dessa comunidade quilombola. Viva a essa comunidade e viva a educação”.

Parceria em prol da população

O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, destacou a parceria com o Governo do Ceará. “Eu tenho que agradecer, pois todas as vezes que precisamos do Governo do Estado, por meio dessa nossa parceria, sempre fomos atendidos e bem recebidos. Temos trabalhado forte em prol do bem da população”.