BID supervisiona avanços do Ceará Mais Digital e destaca conquistas do Governo do Estado
21 de agosto de 2025 - 11:30 #gestão #Seplag
Ascom Seplag - Texto e Fotos
O programa Ceará Mais Digital, executado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), está transformando a administração pública estadual e levando mais agilidade, comodidade e transparência para os cidadãos cearenses. Para acompanhar o andamento da iniciativa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – responsável pelo financiamento – iniciou, nessa quarta-feira (20), a segunda missão de supervisão de 2025. A programação segue até a próxima sexta-feira (22), na sede da Seplag-CE, e reúne representantes de outros órgãos e entidades que desenvolvem projetos no âmbito do Ceará Mais Digital.
O evento foi conduzido pelo secretário executivo de Modernização e Governo Digital da Seplag-CE, Daniel Bentes, e contou com a participação da equipe da Unidade de Gerenciamento de Projetos do Programa Ceará Mais Digital, liderada pela coordenadora Deborah Mithya. Também estiveram presentes representantes da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), da Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (CGE-CE) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Na abertura da missão, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, ressaltou que o monitoramento do BID é fundamental para acelerar entregas e ampliar os benefícios à população cearense. “Esse programa tem como foco central o cidadão, com objetivos claros: melhorar a qualidade dos serviços públicos, garantir maior conectividade e reforçar a segurança digital. Nosso compromisso é fazer com que o Ceará Mais Digital avance de forma contínua, no ritmo que marca a gestão do governador Elmano de Freitas: não para, não para, não para!”, disse.
O especialista em Modernização do Estado e chefe da missão do BID, Mariano Lafuente, lembrou que o Ceará Mais Digital completará três anos em novembro, de um total de cinco anos previstos para a iniciativa. “Já temos várias contratações realizadas, resultados e entregas atingidas, a exemplo do Cinturão Digital, onde foi implementado um novo equipamento que permitiu aprimorar a velocidade de conectividade. Também houve aumento na porcentagem de serviços públicos estaduais oferecidos para a população de forma digital”, afirmou, lembrando que o Ceará Mais Digital foi o primeiro programa na linha de crédito Brasil Mais Digital, operada pelo BID.
Integração
O secretário executivo de Modernização e Governo Digital da Seplag-CE agradeceu a presença dos participantes e destacou que a maior integração entre os órgãos e entidades do Governo do Ceará é um dos benefícios gerados pelo programa Ceará Mais Digital.
“Está ocorrendo uma união muito forte entre os órgãos e entidades do Governo do Ceará, que estão pensando o Ceará Mais Digital além de um programa. Sob a orientação do governador Elmano de Freitas, todos estão atuando cada vez mais colocando o cidadão em primeiro lugar, pensando sempre em como priorizar as pessoas e atender às suas demandas. Isso é um reflexo que, às vezes, não consegue ser medido”, avaliou Daniel Bentes.
Qualificação
Durante o encontro, o diretor da EGPCE, Saulo Braga, enfatizou o papel da Escola no processo de transformação digital e no desenvolvimento do Estado. “O papel da EGPCE no Ceará Mais Digital é de extrema importância. Nossa intenção é disseminar a transformação digital para todo o Estado. A EGPCE formará professores, técnicos e colaboradores de várias secretarias e da sociedade civil. Já temos realizado ações pontuais, mas passaremos a agir de forma sistemática. Queremos abranger todos os órgãos do Estado para que eles, por meio de seus multiplicadores, atendam a nossa população. Além disso, estamos ampliando o nosso escopo para alcançar também os municípios. Por meio da plataforma EGP Virtual, haverá um ambiente para cada município. Isso conta com o apoio das ferramentas do Ceará Mais Digital”, afirmou.
Reconhecimento
O especialista do BID destacou ainda que os avanços do Governo do Ceará na modernização digital renderam ao Estado o prêmio nacional Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). A premiação ocorreu no início de agosto, em Brasília.
“Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento da Abep-TIC, que colocou o Ceará entre os três estados que mais avançaram em governo digital de 2024 para 2025. Essa conquista reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Ceará Mais Digital e de outras iniciativas voltadas à modernização e à transformação dos serviços públicos”, declarou Mariano Lafuente.
Saiba mais sobre o Ceará Mais Digital
Com financiamento de até US$ 31 milhões do BID e contrapartida estadual de aproximadamente US$ 7 milhões, o Programa Ceará Mais Digital começou a ser executado em 2023 e tem prazo de 60 meses.