Encontro fortalece atuação de coordenadores escolares com foco na aprendizagem

21 de agosto de 2025 - 15:24 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Yuri Martins - Foto

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), em Fortaleza, um encontro para trabalhar o projeto denominado “Fortalecimento da Atuação dos Coordenadores Escolares (Face)”. O objetivo da formação foi consolidar o papel colaborativo do coordenador escolar como articulador entre professores, equipe escolar e famílias, para assegurar o acompanhamento efetivo das aprendizagens.

O evento contou com a participação de cerca de 300 profissionais, entre coordenadores de escolas da rede pública estadual, articuladores regionais e coordenadores do Face.

O encontro é relacionado à ação “Foco na Aprendizagem”, estratégia da Seduc para recompor os saberes essenciais dos estudantes, com a superação das lacunas deixadas ao longo da trajetória escolar. O Face oferece formação continuada aos coordenadores, construindo uma agenda na Seduc e nas Regionais, na perspectiva de fortalecer a liderança e o papel formador desses agentes no processo de desenvolvimento da proposta pedagógica da escola.

Trabalho coletivo

A pauta do seminário teve viés eminentemente prático, com o intuito de induzir atividades e monitoramentos que o coordenador pode fazer na escola em que atua, de modo a apoiar os professores na reta final do ano letivo.

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, ressalta a importância do momento como espaço de formação e de alinhamento estratégico, destacando o papel essencial do coordenador escolar na construção de uma educação de qualidade.

“O encontro reafirma o papel central do coordenador como elo entre professores, equipe escolar e famílias, garantindo um acompanhamento efetivo das aprendizagens. Por meio do Foco na Aprendizagem, avançamos na recomposição dos conhecimentos, promovendo equidade e assegurando a formação integral dos nossos estudantes. O trabalho colaborativo do coordenador é fundamental para articular esforços, inspirar práticas pedagógicas e fortalecer a missão da escola em transformar vidas pela educação”, destaca.

O Foco na Aprendizagem baseia-se em três objetivos principais: garantir o direito de aprender; promover justiça curricular (reorganizar o currículo conforme as habilidades essenciais e os dados); e reduzir desigualdades com foco em resultados reais (por meio de monitoramento, acompanhamento e personalização do ensino). No encontro, os coordenadores puderam refletir sobre como esses objetivos se conectam com a missão e o dia a dia das escolas em que trabalham.

Leonardo do Monte, coordenador da Escola de Ensino Médio (EEM) Joaquim Magalhães, em Itapipoca, acredita que a iniciativa tem sido uma importante aliada para a busca pela justiça social e a equidade no ensino.

“Acredito muito neste projeto, que nos auxilia a dar oportunidade de aprendizado àqueles que mais precisam. Os nossos dados educacionais mostram que os alunos têm avançado, a partir desse cuidado diferenciado que o Foco proporciona”, considera.

Conjunto de ações

Recompor aprendizagens significa reorganizar o tempo, os conteúdos e as estratégias para garantir a aprendizagem de todos, partindo do que cada um já sabe. Neste sentido, o Foco na Aprendizagem baseia-se em quatro pilares.

O primeiro pilar constitui-se das avaliações diagnósticas e formativas, usadas para identificar lacunas e orientar o replanejamento. Estes instrumentos identificam o que os estudantes já aprenderam e o que ainda precisam aprender. Assim, é possível orientar o replanejamento das práticas pedagógicas com base em evidências.

O segundo pilar é composto pelos Materiais Didáticos Estruturados (MDE), que sugerem uma sequência de atividades organizadas por habilidades prioritárias e alinhadas às avaliações. Os materiais apoiam os docentes no planejamento intencional voltado à recomposição das aprendizagens.

O terceiro pilar é a formação continuada, que promove espaços de estudo e reflexão sobre a prática, articulados aos desafios reais da recomposição. Com isso, desenvolve-se a capacidade de planejar, aplicar e acompanhar estratégias de recomposição.

O quarto pilar é compreendido pela tutoria em Língua Portuguesa e Matemática, em que há um acompanhamento técnico feito por especialistas. Estudantes universitários bolsistas destas áreas do saber apoiam o trabalho pedagógico dos professores nas escolas, fortalecendo a prática pedagógica com foco na recomposição e no uso articulado dos materiais.

Os pilares funcionam em conjunto: com a avaliação, há base; com a formação, há aprofundamento; com o material, há apoio; e com a tutoria, há fortalecimento. A função do coordenador escolar é garantir que esses pilares se materializem no dia a dia. É conectar dados com planejamento, materiais com intencionalidade, formação com acompanhamento e tutoria com prática de sala de aula. Quando cada pilar funciona de forma articulada, a recomposição torna-se real.