Escola Porto Iracema das Artes celebra 12 anos com festa de aniversário e entrega da primeira edição do Prêmio Porto Iracema das Artes

21 de agosto de 2025 - 11:40 # #

Ascom Escola Porto Iracema das Artes - Texto e Foto

Em agosto de 2013, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – embarcou em uma aventura pelos mares da cultura, impulsionada pelos ventos da criação, do saber e da pluralidade. Em celebração aos 12 anos navegados pela Porto e os 20 anos do Curso Técnico em Dança (CTD), a Escola promove uma intensa programação no dia 29 de agosto, com destaque para a entrega do Prêmio Porto Iracema das Artes. Música ao vivo, Exercício Cênico, Feira do Mar, Com Figura, Projeção de Fotografias e homenagens fazem parte das atividades e atrações do evento gratuito e aberto ao público, a partir das 19 horas, na sede da escola.

Durante estes anos, a Escola Porto Iracema das Artes segue firme em sua jornada, servindo de abrigo criativo para a formação, experimentação e profissionalização de milhares de artistas de todo o Ceará. Mais do que um espaço de ensino, a Escola tornou-se um laboratório vivo de criação, pesquisa e inovação nas artes visuais, no cinema, na música, na dança e no teatro, consolidando-se como referência nacional em formação artística.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, ressalta: “Celebrar 12 anos de existência da Escola Porto Iracema das Artes é motivo de alegria e orgulho para nós que fazemos a gestão cultural do Estado. Reconhecemos que este espaço estratégico de formação se tornou um celeiro de descobertas, de projeção de novos talentos e de sustentabilidade para mercados e linguagens artísticas fundamentais. A Escola materializa um projeto público que transforma vidas por meio do conhecimento, da pesquisa e da prática criativa. Aproveitamos também este momento de comemoração para refletir e avaliar a caminhada até aqui, de repensar rotas e de expandir a rede de conexões com o Brasil e com o mundo, fortalecendo cada vez mais a cultura como vetor de desenvolvimento e cidadania.”

Navegando entre os vastos oceanos da música, da dança, do cinema, do teatro e das artes visuais, a Porto Iracema já recebeu, desde a sua criação, mais de 50 mil navegantes interessados no fazer artístico.

“O aniversário da Porto Iracema das Artes é sempre um momento para refletirmos sobre nossos processos de formação, com vistas à construção de uma agenda capaz de potencializar o projeto. Este ano, estamos aprofundando nossa experiência de expansão, que já chegou a 30 municípios no Ceará, além de diversos bairros de Fortaleza, relata a diretora de Formação do IDM e da Escola Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe. “Mas, o aniversário é também um momento de celebração, quando reafirmamos a importância de um projeto público de formação artística, estratégico para o exercício pleno da cidadania, no mundo contemporâneo”, complementa.

A diretora do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, reforça que os projetos de formação da Porto Iracema expressam a força de uma política pública consistente, que se mantém ao longo dos anos e projeta o Ceará como referência em criação artística.

“Os programas da Porto Iracema das Artes — da Formação Básica aos Laboratórios de Criação e ao Curso Técnico em Dança — evidenciam a amplitude de uma iniciativa que, em 12 anos, se consolidou como referência na formação artística do Ceará. Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, o Instituto Dragão do Mar realiza a gestão das escolas de artes da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, traduzindo políticas públicas em oportunidades concretas para milhares de jovens, artistas e coletivos. Resultados como esses só são possíveis a partir de políticas públicas longevas e consistentes, que garantem não apenas a permanência de programas estruturantes, mas também a expansão de conexões, a ampliação dos limites de atuação e o fortalecimento do vínculo da formação com o mercado criativo”, afirma Rachel Gadelha, diretora-presidenta do IDM.

Prêmio Porto Iracema das Artes

Este ano, a escola criou o Prêmio Porto Iracema das Artes que, anualmente, homenageará pessoas que contribuem com o fortalecimento da formação em artes no estado. Na primeira edição da premiação, entregue no contexto de aniversário dos 20 anos do Curso Técnico de Dança (CTD), a escola homenageará 11 profissionais do campo da dança com contribuições definitivas para consolidação do projeto referência em formação em danças no Brasil.

Os homenageados do ano de 2025 serão: o artista Ernesto Gadelha, idealizador do CTD; a bailarina Andréa Bardawil, primeira coordenadora do Curso CTD; o bailarino Flávio Sampaio, coordenador no ano de 2013 a 2015; o coreógrafo Paulo Caldas, coordenador do CTD entre 2015 a 2017; Cláudia Pires, coordenadora do CTD entre 2017 e 2019 e atual coordenadora dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema; Carolina Wiehoff, coordenadora do CTD de 2019 a 2020; Bilica Léo, coordenadora do CTD desde 2021. Além do grupo de coordenação, ainda receberão a premiação a bailarina Wilemara Barros, professora de todas as turmas do Curso Técnico de Dança e o produtor David Linhares, diretor da Bienal Internacional de Dança do Ceará, projeto que inseriu a dança do estado nos circuitos nacional e internacional; Katiana Pena e Silvana Marques, ex-alunas da primeira turma do CTD; e a bailarina, atriz, performer, coreógrafa e diretora Silvia Moura.

Troféu Poéticas da Criação

Os homenageados do Prêmio Porto Iracema das Artes receberão o Troféu Poéticas da Criação uma obra de arte criada pelo artista visual Narcélio Grud, que, em forma espiral, evoca a ideia do tempo da criação, um dos conceitos centrais dos processos de formação da escola Porto Iracema das Artes. O texto referencial do troféu explicita que o “tempo espiral é o tempo aberto da criação, do imprevisto, do rito, do conhecimento, da memória”. Um tempo que põe arte e experiência num definitivo encontro da criação.

A diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, professora Bete Jaguaribe acentua a importância do prêmio, enquanto gesto de reconhecimento de pessoas que tiveram papel fundamental para a formação artística no estado. “São pessoas, artistas, que se engajaram num largo tempo de suas vidas, para consolidar uma experiência de formação artística que, hoje, é referência no país” – diz a professora, reafirmando a necessidade destes ritos de reconhecimento e distinção simbólica. “No Brasil, estamos sempre sob a ameaça de descontinuidade de políticas culturais. Então os ritos, os processos de distinção simbólica, a afirmação permanente do campo artístico, contribuem para a consolidação das experiências culturais” – diz a professora.

Para o idealizador do CTD, Ernesto Gadelha, a solenidade reconhece um trabalho coletivo, feito por muitas mãos, em prol de um objetivo maior: o fortalecimento da dança no Ceará.

“Eu recebi esse convite para ser homenageado com muita honra e alegria, mas também com muita humildade, porque a gente não faz nada sozinho, a gente sempre precisa estar pensando e atuando coletivamente para que uma iniciativa pública, de política pública como essa [o CTD], possa acontecer. E a gente [os homenageados] segue junto, batalhando junto, e se a gente tem essa política acontecendo até hoje é porque muitas pessoas se empenharam para que isso acontecesse”, conta Gadelha.

Além da entrega da 1ª edição do Prêmio Porto Iracema das Artes, o evento também inclui a solenidade de diplomação dos bailarinos formados na VIII turma do Curso Técnico em Dança, que apresentarão a performance “Baile Reggae”.

A programação especial de aniversário conta com apresentações de DJs, exercício cênico, exposição de fotografias, sessão de desenho com modelo vivo e feira de peças produzidas por artistas locais. Todas as atividades dialogam com os projetos e linguagens artísticas trabalhadas na Escola.

“O aniversário tem essa função ritual de nos lembrar a importância da passagem do tempo, no caso, a importância da continuidade de programas de formação em artes. A existência longeva de uma escola pública exclusiva de artes, onde o que importa não é o imediatismo dos produtos, mas o ciclo dos processos de criação, é uma conquista social a ser muito celebrada”, afirma Edilberto Mendes, coordenador do Programa de Formação Básica da Porto.

Confira a programação completa

16h00 – X Feira do Mar

Descrição: Feira de obras e peças produzidas por artistas cearenses. Entre os participantes, estão os artistas: Alexandre Valério, Ana Clara Mendes, Aracy Frutuoso, Coletivo Entalhe, Davi Lemos, Edson Medeiros Rocha (mmedeirose), Erica R., Estevão Filho (Coração Rastelado), Euliricotattoo (Mauricio Neto), Felipe Queiroz (Lipilustra), Isadora Ellery, Jocilone Junior, Lucas Barbosa, Malina, Pior Grife (Bento Ben Leite), Rodrigo Cavalcanti Colares (AhaMuZiKê), Taiene de Paula, Terra Cristalli, Vibe Artesanal.

17h00 – “Barquinho&Violão”, pocket-show com Mona Gadelha e Rebeca Câmara

Descrição: As cantoras Mona Gadelha e Rebeca Câmara embalam o público com sucessos da MPB.

17h30 – Exercício Cênico da turma de Teatro do Programa de Formação Básica

Descrição: Alunos do Programa de Formação Básica em Teatro apresentam, ao público, um exercício cênico. O experimento cênico surge a partir do Texto “Vaga Carne” de Grace Passô e de jogos teatrais conduzidos pelo professor Clau Moreira. Propondo a análise dramatúrgica do texto aliada às possibilidades corporais, experimentação e a criação cênica com foco no gestual.

18h00 – Início da exposição fotográfica da turma de Artes Visuais do Programa de Formação Básica

Descrição: Fotografias de alunos do Programa de Formação Básica em Artes Visuais são apresentadas ao público em exposição ao ar livre, por meio de projeções. A exposição é composta por registros de paisagens do Poço da Draga, em Fortaleza, e retratos dos próprios estudantes.

18h15 – Prêmio Porto Iracema das Artes

Descrição: Entrega da 1ª edição do Prêmio Porto Iracema das Artes com o Troféu Poéticas da Criação. Nesta edição, a premiação homenageia bailarinos que contribuíram para a ampliação e fortalecimento do Curso Técnico em Dança (CTD) e da dança no Ceará.

18h40 – Entrega dos diplomas da VIII Turma do CTD

Descrição: Entrega de diplomas para 23 bailarinos formados pelo Curso Técnico em Dança (CTD). O momento marca não apenas a formação desses artistas, mas também reconhece o empenho e a dedicação deles.

19H10 – Sessão de desenho com modelo vivo do projeto “Com Figura”, com Mona Gadelha como modelo;

Descrição: O projeto “Com Figura” promove sessões de desenho com modelo vivo. Durante os encontros, os participantes podem criar seus trabalhos de forma livre, independentemente do nível de conhecimento em desenho de cada um. Na edição especial de aniversário da Escola, a modelo será a cantora Mona Gadelha.

19h10 – Festa Maré Sessions, com o coletivo Maré House

Descrição: Mergulhando nas culturas House, Funky e Hip Hop, o coletivo MaréHouse coloca todo mundo para dançar com a festa “Maré Sessions”.

19h30 – Parabéns da Porto Iracema das Artes + corte do bolo de aniversário

Descrição: Colaboradores e alunos se juntam ao público para cantar parabéns para a Porto Iracema das Artes. Após os parabéns, será cortado o tradicional bolo de aniversário da Escola.

20h00 – Festa Maré Sessions, com o coletivo Maré House

Descrição: Mergulhando nas culturas House, Funky e Hip Hop, o coletivo MaréHouse coloca todo mundo para dançar com a festa “Maré Sessions”.

12 anos de Porto Iracema

Desde 2013, a Porto Iracema das Artes tem ofertado diferentes caminhos de experimentação e criação para artistas de todo o Estado. Entre as dezenas de rotas que podem ser traçadas pelos corredores da Escola, algumas das mais importantes levam ao Programa de Formação Básica da Escola. Voltado para jovens navegantes, com idades entre 15 e 29 anos, a iniciativa oferece um primeiro contato com os horizontes do audiovisual, das artes cênicas e das artes visuais. Em 12 anos, mais de 11.500 pessoas participaram dos projetos.

Durante a passagem pelas formações, os participantes navegam entre diferentes conhecimentos relacionados à cada campo artístico, aprendendo conceitos teóricos e saberes práticos. Ao final da jornada de sete meses, eles têm a oportunidade de mostrar o que vivenciaram durante o percurso, produzindo peças teatrais, curtas-metragens e até exposições fotográficas, durante a ação “Preamar”.

Quem já domina as ondas da arte e deseja explorar novas rotas encontra nos Laboratórios de Criação um espaço de pesquisa e experimentação artística. Reconhecido como um dos mais relevantes programas de formação do país, o projeto já reuniu 774 artistas de diversas regiões do Ceará e impulsionou o desenvolvimento de 316 trabalhos autorais em diferentes linguagens, totalizando 47.198 horas de estudo, 320 oficinas e um investimento de R$ 4,4 milhões em bolsas para garantir a dedicação aos processos criativos.

Claudia Pires, coordenadora dos Laboratórios, destaca a relevância da iniciativa: “O programa Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes é uma das iniciativas mais inovadoras e significativas no cenário da formação artística no Brasil. Criado com o objetivo de impulsionar projetos autorais nas áreas de audiovisual, dança, teatro, música e artes visuais, os Laboratórios funcionam como espaços de pesquisa, experimentação e desenvolvimento criativo, promovendo o desenvolvimento de linguagens próprias, conectadas com questões contemporâneas, territoriais e sociais. Os artistas têm a liberdade de experimentar, testar limites e criar com acompanhamento crítico”.

Durante sete meses, os participantes contam com tutorias individuais, oficinas, palestras e aulas abertas, que funcionam como bússola no processo de construção dos projetos.

Em 2025, a Porto Iracema das Artes expandiu ainda mais sua expedição pelos mares da cultura, incentivando o surgimento de novas rotas de criação e experimentação para além das fronteiras da Escola a partir de iniciativas como o projeto aBarca.

Visando a descentralização e a democratização do acesso à formação artística, o aBarca leva cursos básicos de Teatro, Audiovisual e Artes Visuais para jovens do interior e da periferia da capital cearense, estudantes ou egressos da rede pública. Fundado em 2022, o projeto já desembarcou em mais de 11 cidades cearenses, levando ondas culturais para Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, além dos bairros Vicente Pinzón e Curió, na capital.

No ano em que a Porto Iracema celebra 12 anos de trajetória, a iniciativa ganha edições especiais, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc CE). O “aBarca nas Escolas” e o “aBarca nas Escolas – Vivências na Porto” navegam até as salas de aula da rede pública, deixando que a arte ancore no cotidiano dos adolescentes e, ali, transforme o aprendizado em horizonte aberto, onde o incentivo à cultura se torna vento que impulsiona novas descobertas.

O projeto aBarca, assim como outras inúmeras ações da Porto Iracema das Artes, está alinhado ao operador poético da Escola em 2025: Poéticas de Territórios. Levando formações artísticas para diferentes localidades do interior do Ceará, a iniciativa reafirma o compromisso da Porto Iracema com a ampliação do acesso à arte e o fortalecimento da cena cultural cearense.

Para além dos verdes mares do Estado, as ações da Escola ainda cruzam oceanos, levando a arte cearense a lugares como Lyon, na França. A cidade abriga a tradicional escola francesa CinéFabrique, parceira da Porto Iracema das Artes e do Museu da Imagem e do Som (MIS) no projeto Porto MIS CinéFabrique.

A iniciativa é uma ponte que conecta estudantes de cinema do Ceará e da França na criação de curtas-metragens. Durante o processo de desenvolvimento das produções, os alunos da CinéFabrique desembarcam em Fortaleza para apoiar nas gravações dos curtas, possibilitando um importante intercâmbio cultural entre os dois países.

Quando as filmagens terminam, os jovens brasileiros embarcam rumo à França para acompanhar a pós-produção na sede da CinéFabrique, onde as histórias ganham forma e se preparam para navegar pelo mundo.

Desde 2024, o Porto MIS CinéFabrique já acolheu mais de 70 alunos brasileiros e 31 franceses, contribuindo para a criação de 27 roteiros e realização de cinco curtas-metragens de ficção, frutos dessa parceria entre dois mares de criatividade.

A conexão entre Ceará e França também se fortalece por meio do workshop de capacitação cinematográfica Produire au Sud, que chega à Fortaleza, de forma inédita, neste mês de agosto. Promovido pelo Lab Cena 15, em parceria com o Festival des 3 Continents, o projeto oferece, a produtores e diretores brasileiros, um intenso mergulho em ferramentas essenciais e técnicas internacionais de coprodução a partir de atividades coletivas e mentorias individuais, que dão vida aos projetos selecionados.

Sobre a Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 12 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Porto Iracema das Artes – 12 anos
Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: a partir das 16h
Local: Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Programação: feira de artes, apresentações artísticas (Mona Gadelha, Rebeca Câmara, Maré House), sessão de desenho com modelo vivo, homenagens e partilha do bolo de aniversário
Destaque: Solenidade do Prêmio Porto Iracema das Artes – entrega do Troféu Poéticas da Criação.
Entrada gratuita e aberto ao público