Operações da PCCE resultam em 42 prisões e apreensões no Ceará e no Piauí

21 de agosto de 2025 - 16:51 # # # # # #

Ascom PCCE - Texto e Foto

A Polícia Civil do Estado do Ceará deflagrou, nesta quinta-feira (21), operações nas regiões sul e norte do Estado, com foco no combate a um grupo criminoso de origem carioca ligadas ao tráfico de drogas e outros ilícitos. As ações resultaram em 42 prisões e três apreensões, além da retirada de armas, drogas, veículos e outros materiais de circulação. Os suspeitos foram presos pela prática dos seguintes crimes: integrar grupo criminoso, tortura, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.

Mais de 200 policiais civis, entre Delegados e Oficiais Investigadores de Polícia participaram das operações em duas regiões do Estado. As ações, ainda em andamento, visaram prisões e buscas e apreensões no combate a organizações criminosas.

Na Região Sul do Estado, a Operação Gladius resultou na prisão de 27 pessoas, entre homens e mulheres. As ações concentraram-se no município de Iguatu, com 12 presos somente na cidade, suspeitas de envolvimento com organização criminosa. As outras prisões aconteceram em Juazeiro do Norte, com sete presas, uma prisão em Russas e seis nos municípios de Fortaleza e Caucaia.

Ao todo, foram expedidos 42 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão, dos quais 26 mandados de prisão foram cumpridos (incluindo cinco internos já recolhidos) e uma prisão em flagrante por tráfico de drogas.

Durante a ofensiva, houve apreensão de um carro, aparelhos celulares e entorpecentes em Juazeiro do Norte. Os presos são suspeitos de integrar um grupo criminoso de origem carioca. A ação contou com a atuação da 4ª Seccional de Iguatu, do Departamento de Polícia do Interior (DPI Sul) e do apoio de diversas unidades da Polícia Civil.

Já na Região Norte, a Operação K2 teve como alvos integrantes do mesmo grupo criminoso que atuavam, sobretudo, no município de Bela Cruz. Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva (sete deles contra pessoas já presas), além de três mandados de internação para adolescentes e 17 de busca e apreensão.

No Piauí foram presas três pessoas, uma delas uma liderança da facção que estava sendo investigada há mais de um ano. Ele tentou se refugiar no estado vizinho e continuar coordenando as ações no município de Bela Cruz. Além das três prisões no Piauí, 5 adultos foram presos em Bela Cruz, e sete que já se encontravam recolhidos em unidades prisionais e três adolescentes também em Bela Cruz.

As diligências também resultaram na apreensão de drogas, celulares, valores em dinheiro, além de uma pistola e um revólver.

Balanço geral

Somando os esforços das duas operações, a ação policial resultou na prisão de 42 pessoas (incluindo três no Piauí); na apreensão de 3 adolescentes; 2 armas de fogo apreendidas (uma pistola e um revólver); drogas e aparelhos celulares em diferentes municípios; um carro apreendido.

As operações reforçam o compromisso da Polícia Civil do Ceará no enfrentamento ao crime criminosas e na garantia da segurança da população em todas as regiões do Estado.