Parque de Inovação e Tecnologia de São José dos Campos propõe hub de inovação e programa Cidades Inteligentes para o Ceará

21 de agosto de 2025 - 11:28 # # # #

Ascom SDE - texto e fotos

O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação cearense conectando empresas, universidades e agências de fomento

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, se reuniu com o Head de Negócios do Parque de Inovação e Tecnologia (PIT) de São José dos Campos, Luiz Fernando Carvalho. Ele apresentou duas propostas de parceria: a criação de um hub estadual de inovação e a implementação de um programa de Cidades Inteligentes. O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação cearense, conectando startups, grandes empresas, universidades e agências de fomento, a partir da experiência consolidada do PIT.

O encontro ocorreu na sede da SDE, e contou com a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira; do diretor de Inovação do Nutec, Fuad Nogueira, e representantes da SDE e do PIT.

Luiz Fernando Carvalho destacou a experiência do PIT na construção de um ecossistema robusto em São José dos Campos. “Estamos muito animados com a oportunidade. Trouxemos a experiência do PIT e as nossas lições aprendidas para que possamos estar juntos nessa possível construção de um hub de inovação para o Ceará”, disse ele.

O projeto do hub propõe o agronegócio como tema central, servindo como indutor para a atração de startups e o desenvolvimento de soluções inovadoras. A ideia é estimular soluções em áreas como rastreabilidade animal, descarbonização e novos veículos para o setor.

Além do hub, o PIT propôs trazer sua expertise em Cidades Inteligentes para o Ceará. A ideia é realizar um diagnóstico macro em todos os municípios do estado para identificar oportunidades e necessidades imediatas de modernização, seguindo o modelo bem-sucedido de São José dos Campos.

Parceria com o Ceará

A parceria entre o PIT e o Ceará já está em andamento. Há cerca de nove meses, o projeto Corporate Connection atua junto ao Complexo do Pecém. O programa trabalha na construção da estratégia de inovação do porto, olhando para o curto, médio e longo prazo.

Luiz Fernando manifestou grande satisfação com o andamento das iniciativas já em vigor e demonstrou otimismo em relação aos próximos passos. “Agora, de uma forma conjunta, vamos montar um plano de trabalho e ver as questões orçamentárias”, explicou ele. O objetivo é dar o primeiro passo para a implementação do hub de inovação ainda em 2025.

Para Domingos Filho, “o intuito é que possamos implantar e fortalecer no Ceará verticais de inovação e tecnologia impulsionando cadeias produtivas, potencializando o projeto que é estratégico para o estado, fomentando empresas inovadoras, startups e hubs de inovação, gerando, inclusive, soluções e ideias de crescimento econômico para diversas empresas cearenses”, disse o titular da SDE.