Saúde do Ceará realiza seminário de Atenção Primária na infância

21 de agosto de 2025 - 16:35 # # #

Evelyn Ferreira - Ascom Sesa - Texto e Fotos

A Secretaria da Saúde do Ceará realizou, nesta quinta-feira (21), o Seminário de Atenção à Saúde da Criança na APS: Estratificação de Risco, Desenvolvimento e Vínculo. Realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), o evento reuniu Coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS), representantes das Superintendências Regionais e Coordenadorias de Áreas Descentralizadas de Saúde (Coads), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).

De acordo com Thaís Facó, coordenadora de APS da Sesa, o seminário faz parte de uma extensa programação realizada pela pasta voltada para a primeira infância ao longo deste mês, em alusão à campanha Agosto Verde, de conscientização sobre a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida (zero a seis anos).

Coordenadora de APS da Sesa pontuou a importância Comitê Estadual da Primeira Infância no cuidado à criança de até seis anos

“A Secretaria faz parte do Comitê Estadual da Primeira Infância e a gente tem uma representatividade muito grande dentro do cuidado da primeira infância. Os principais indicadores, inclusive, do Plano Estadual da Primeira Infância, são vinculados à Saúde. Ou seja, nós temos uma parcela de responsabilidade muito grande no cuidado. E esse evento é uma celebração desse mês todo, mas o trabalho da Sesa, eu quero ressaltar, é permanente”, diz a coordenadora.

Para Madeline Abreu Monteiro, oficial de saúde do Unicef no Ceará e no Rio Grande do Norte, o fortalecimento da Atenção Primária é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das crianças. “O compromisso do Unicef com a primeira infância é histórico, no mundo todo. E, aqui no Brasil, a gente tem a nossa ênfase maior no fortalecimento da Atenção Primária. É na Atenção primária que a gente promove crescimento, desenvolvimento, boa nutrição, o direito à imunização.”, comenta Madeline.

“Quando a gente fala de estratificação de risco é muito importante que a gente atue com os profissionais de forma a apurar esse olhar. Porque a gente só chega na necessidade e só estabelece fluxos de atenção a essas necessidades se a gente tiver uma boa compreensão e leitura de estratificação de risco então o trabalho da Sesa está sendo primoroso”, pontua a representante do Unicef.

Plano Estadual da Primeira Infância

Seminário de Atenção à Saúde da Criança na APS: Estratificação de Risco, Desenvolvimento e Vínculo aconteceu na ESP/CE, nesta quinta-feira

O Governo do Estado assinou, no início de agosto, o decreto que institui o Plano Estadual da Primeira Infância, documento que prevê uma ampla mobilização de gestores públicos do Estado, dos municípios e da sociedade civil, para o desenvolvimento integral das crianças nessa fase da vida.

A Sesa tem assento permanente no Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará (CPDI), conduzido pela Secretaria da Proteção Social (SPS). Caio Cavalcante, secretário executivo da Infância e Família e Combate à Fome, da SPS, destaca que o Ceará é o único estado brasileiro a contar com planos municipais.

“Nosso plano foi ascendente e participativo, porque, antes de lançarmos o Plano Estadual, nós trabalhamos com os municípios para que eles tivessem um plano municipal. E todos os municípios cearenses têm um plano municipal. O Ceará é o único estado do Brasil em que todos os municípios possuem um plano municipal, inclusive foi reconhecido recentemente pelo IBGE”, explica o secretário.