SDE destaca políticas públicas e investimentos para impulsionar o desenvolvimento econômico no Ceará durante Fórum no Sertão Central

21 de agosto de 2025 - 15:45 # # # # #

Ascom SDE - Texto

As políticas públicas e investimentos voltados para o desenvolvimento econômico cearense foram destaque na apresentação do secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Domingos Filho, no Fórum do Sertão Central, que aconteceu no município de Quixeramobim, na manhã desta quinta-feira (21). O encontro estratégico foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Agência de Desenvolvimento do Sertão Central, para discutir inovação, empreendedorismo e soluções que impulsionem o crescimento da região.

O titular da SDE palestrou sobre “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Regional”, ocasião em que apresentou um panorama de ações e resultados alcançados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria, com destaque para as ações e parcerias com instituições cearenses para acelerar o crescimento econômico dos municípios nas áreas da indústria, agronegócio, comércio, serviços e inovação.

Vocações regionais

“Temos desenvolvido diversas políticas públicas voltadas para as vocações regionais dos municípios cearenses. Nossa atuação conta com total apoio do governador Elmano de Freitas para que o desenvolvimento econômico seja impulsionado em todos os municípios do estado. Estamos empenhados para colaborar e para aplicar essas diretrizes em prol de avanços para o crescimento da economia no Ceará”, disse Domingos Filho.

Durante a apresentação, Domingos Filho destacou os resultados econômicos do Ceará. Em 2024, houve crescimento de 6,49% do Produto Interno Bruto (PIB), superando a média nacional de 3,4%. Este foi o melhor resultado para o estado desde 2010, impulsionado principalmente pelos setores da agropecuária e da indústria.

Hubs portuário, aéreo e tecnológico

O titular da SDE destacou também os investimentos do Governo do Ceará aplicados para os hubs portuário, aéreo e tecnológico tais como o do Porto do Pecém, Aeroporto Internacional Pinto Martins, Cinturão Digital, respectivamente. Os projetos como o da Transnordestina (maior obra linear do Brasil com 608km no Ceará até o Porto do Pecém) e o da primeira planta-piloto do país para produzir Hidrogênio Verde no Ceará, e de energias eólica e solar no âmbito do estado também foram abordados pelo gestor.

“O Ceará é o segundo maior gerador de empregos industriais do Nordeste e iniciou o 2º semestre deste ano com R$ 1,3 bilhão em atração de investimentos, com previsão de 4,7 mil novos empregos. Esses excelentes resultados demonstram o empenho do governador Elmano de Freitas para colocar o estado em evidência em nível nacional e internacional, tanto com a geração de mais empregos e renda, como a atração de novos investidores de dentro e fora do país”, destacou o secretário Domingos Filho.