Caravana VaiVem fortalece oportunidades de trabalho em São Gonçalo do Amarante

22 de agosto de 2025 - 13:58 # # # #

Ascom SET - Texto e Fotos

Cumprindo rota da Caravana VaiVem Trabalhador, São Gonçalo do Amarante recebeu serviços e oportunidades para trabalhadores da região, nesta quinta-feira (21). A Caravana, que tem como objetivo facilitar o acesso ao transporte de forma gratuita, para quem está em busca de emprego, está com rota marcada por toda a Região Metropolitana de Fortaleza, com a emissão e entrega do Cartão do VaiVem Trabalhador.

Além da emissão do cartão, foram ofertados serviços de atendimento para seguro-desemprego, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, orientação para o Ceará Credi, e vacinas para a imunização da população.

O secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, comenta sobre a renda ser um determinante social e por isso, “sob a determinação do governador Elmano de Freitas foi criado esse programa, o VaiVem trabalhador, que garante 40 passagens mensais para os trabalhadores que estão em condição de desemprego.”

Para o secretário, a “Caravana VaiVem trabalhador é um meio de garantir mais dignidade e cidadania para o povo cearense”, conclui.

Durante a passagem da Caravana VaiVem pelo município, o prefeito Marcelo Ferreira, ressaltou a oferta de oportunidades para os trabalhadores de São Gonçalo do Amarante, “Hoje, com o Sine/IDT, temos 169 vagas de emprego em diversas funções, como auxiliar de limpeza, motorista, eletricista e soldador. Fiquei muito feliz porque uma jovem do município, além de receber o cartão VaiVem, também recebeu a carta de encaminhamento para uma vaga em um hotel conceituado do Estado do Ceará”, destacou o prefeito.

O prefeito concluiu reforçando o compromisso da gestão com a população. “Estamos constantemente trabalhando para capacitar ainda mais os moradores de São Gonçalo do Amarante e abrir novas oportunidades de emprego”.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo, ressalta os resultados das políticas de geração de emprego no Ceará e os benefícios do programa VaiVem Trabalhador. “Desde que o governador assumiu, já foram gerados 133 mil empregos de carteira assinada. Essa política tem como objetivo facilitar o deslocamento das pessoas em busca de trabalho, que garante acesso a oportunidades em diversos setores, como indústria, comércio, serviços e construção civil”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Magnólia Rocha, do município de São Gonçalo, ressaltou a importância da iniciativa.

“Com a Caravana VaiVem, estamos oferecendo não apenas transporte gratuito, mas também acesso a oportunidades de emprego e qualificação profissional. O programa permite que jovens e trabalhadores de São Gonçalo do Amarante se qualifiquem, participem de processos seletivos e ingressem no mercado de trabalho com mais facilidade. É muito importante todas essas políticas públicas que o Governo do Ceará vem exercendo para abraçar o trabalhador cearense”, afirmou a secretária.

Em busca do emprego formal

Entre os beneficiários do programa, estava Laiane Costa Dias, de 34 anos e mãe de três filhos, que aproveitou para tentar o primeiro emprego formal após deixar o serviço público no início do ano.

“Tô desempregada desde o começo do ano. Agora estou lutando pelo meu primeiro emprego de carteira assinada”, contou Laiane.

Formada em Segurança do Trabalho, ela destacou os desafios de buscar emprego fora de seu município: “Eu estava gastando muito com passagem, para ir atrás de trabalho. Esse cartão veio na hora certa e vai fazer toda a diferença. Eu até me emocionei, porque tenho três crianças que precisam de mim e isso vai ajudar na renda financeira.”

Recolocação no mercado de trabalho

O trabalhador Luis Henrique, morador do Pecém, participou da Caravana VaiVem em busca de uma recolocação profissional. “Vim aproveitar porque sabia que tinha vagas de emprego disponíveis. Estou desempregado e quero ver se me encaixo em alguma delas. Financeiramente, vai me ajudar muito, principalmente por causa das passagens entre municípios”, afirmou.

“Sou montador de andaimes e atuo na área de construção civil, manutenção e obras. Atualmente estou parado porque tive um problema de saúde que me afastou do trabalho. Já faz cerca de um ano e oito meses que estou sem emprego. Tenho procurado oportunidades, mas na minha área é difícil conseguir.”, comenta Luis Henrique.

Ele conclui sobre a caravana ser uma boa oportunidade para quem está em busca de emprego “Quero dizer que essa oportunidade do Governo do Ceará é única. Há muita gente desempregada, e essa chance é para quem quer se recolocar no mercado.”