Projeto Lean reduz 43% do tempo de espera na emergência do Hospital São José

22 de agosto de 2025 - 15:39 # # #

Texto e fotos: Allane Marreiro / Ascom HSJ

 Apresentação de encerramento do projeto Lean nas Emergências no Hospital São José

O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), encerrou a fase presencial de intervenção do projeto “Lean nas Emergências”, nesta quinta-feira (21), com a apresentação do relatório final das melhorias realizadas pela equipe do HSJ. Além dos ganhos operacionais, como a redução de 43% no tempo médio de espera do paciente que chega na emergência, o relatório destacou a consolidação de uma nova cultura organizacional baseada na otimização dos serviços, redução de desperdícios e fortalecimento da comunicação e trabalho em equipe. O HSJ segue com acompanhamento remoto do projeto até dezembro de 2025.

Com duração de 12 meses, o projeto do Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), foi construído de forma colaborativa com a participação da equipe de profissionais do HSJ que identificaram pontos críticos e buscaram soluções para otimizar os fluxos de trabalho, o que permitiu melhor uso de recursos e resultou em um atendimento mais seguro, ágil e humanizado para os pacientes.

De acordo com a médica da família do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Lara Ribeiro, no início do projeto, em outubro de 2024, foi realizada uma coleta de dados, denominada Diagnóstico da Demanda e Capacidade Inicial (DDC Inicial), que resultou em um determinado cenário. Com a aplicação da metodologia Lean ao longo do projeto, depois de um ano, foi realizado uma nova avaliação, o Diagnóstico de Demanda e Capacidade Final (DDC Final), que evidenciou avanços significativos e melhoria de indicadores.

“Ao longo do último ano, o Hospital São José demonstrou progresso notável. Um exemplo disso é o indicador de tempo de permanência do paciente na emergência, desde sua chegada até a alocação em um leito de enfermaria ou UTI, que apresentou uma redução de 43%”, afirmou Lara Ribeiro.

Para a enfermeira da Educação Permanente, Jéssica Moreno, após as medidas sugeridas pelo Projeto Lean na emergência, observou-se um aumento da produtividade e a redução de desperdícios. “Essa melhoria foi alcançada através da padronização dos materiais e equipamentos solicitados para o setor, mantendo apenas o essencial para o exercício da profissão. Consequentemente, houve aprimoramento da qualidade da assistência, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes, além da prevenção de acidentes decorrentes da organização do ambiente de trabalho”, comenta.

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Na ocasião, o diretor-geral do HSJ, Edson Buhamra, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do Ministério da Saúde, do PROAD, do Hospital Beneficência Portuguesa, da equipe que conduziu o Projeto Lean e de todos os funcionários do HSJ que estão colocando na prática o que foi proposto desde o início do projeto.

“O projeto Lean chegou ao Hospital São José e ganhou vida graças ao empenho das pessoas que abraçaram a instituição, o projeto e utilizam essas ferramentas valiosas para melhorar e qualificar nosso hospital. Sem o profissionalismo dos funcionários do HSJ, o projeto não teria decolado. E decolou! Por isso, expresso meu profundo respeito e agradecimento à equipe que conduziu o Projeto Lean no Hospital São José. Agradeço também a todos os profissionais que vieram à nossa instituição, nos ensinando, orientando, coordenando ações e estimulando nossos profissionais a serem cada dia melhores”, destacou o diretor.

Projeto Lean nas Emergências

O objetivo principal do Lean é diminuir a superlotação nas áreas de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. A metodologia visa otimizar os recursos existentes dentro das instituições, implementando soluções organizacionais para a resolução de problemas que afetam a alta do paciente ou a eficiência dos serviços.