Vigilância e Controle de Endemias: ESP/CE inicia formação de novos 36 especialistas

22 de agosto de 2025 - 16:02 # # # #

Ascom Sesa - texto, vídeo, áudio e foto

Ao longo de um ano, turma será habilitada para articular estratégias e ações de identificação e controle de agravos

Potencializar habilidades e atitudes necessárias para a prevenção, o controle e a eliminação de doenças. É com esse objetivo que 36 profissionais de saúde iniciaram, na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), o Curso de Especialização em Vigilância e Controle de Endemias.

A iniciativa educacional está na terceira edição e contempla alunos de todas as regiões do estado, entre agentes de Combate às Endemias (ACEs), assistentes sociais, biomédicos, biólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e técnicos em Saneamento Básico e Gestão Ambiental.

O ciclo de encontros presenciais da formação teve início na última segunda-feira (18), durante o 3º Simpósio de Zoonoses, Entomologia e Controle de Vetores com “Foco em uma só Saúde”, evento também promovido pela ESP/CE.

Responsável pela coordenação do programa de Controle de Endemias em Canindé (CE), a médica-veterinária Ivana Lisboa é uma das participantes. Ela se candidatou à iniciativa, buscando aprimorar conhecimentos e estreitar a troca de experiências com representantes de outros municípios. Assista ao depoimento:

 

O mesmo entusiasmo para o processo de aprendizagem foi o que guiou a Marília Queiroz (foto) de Quixeré a Fortaleza. Coordenadora do departamento municipal de Vigilância em Saúde, a profissional acredita conta como a vivência em sala de aula vai ajudá-la na rotina dos serviços. Ouça:

 

Para Cláudia Mendonça, professora da especialização e assessora técnica da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig) da Sesa, o curso tem, ao longo da última década, qualificado os recursos humanos atuantes nos campos das endemias e, por consequência, promovido melhorias nos territórios.

“Trazer isso novamente e ter a oportunidade de formar novas pessoas e profissionais é sempre uma ótima oportunidade da gente reavaliar essa experiência. Sobretudo, compreendendo aquilo o que a gente tem nos nossos territórios a partir de um novo olhar, com novas experiências, novas tecnologias. Isso sempre é uma grande oportunidade para que a gente realmente possa dar um passo a mais enquanto uma vigilância sustentável”, reforça.

Ficha técnica

A Especialização em Vigilância e Controle de Endemias da ESP/CE é realizada em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e possui duração de 588 horas, distribuídas em atividades didáticas presenciais ou síncronas, a partir da aplicação de metodologias de ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho, além da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Segundo a coordenação pedagógica, o propósito é que, ao fim do curso, os profissionais sejam capazes de articular ações de identificação e controle de agravos, bem como desenvolver estratégias eficazes de intervenção para problemas concretos em cenários reais. Cláudia Mendonça traz mais detalhes sobre o processo:

Os novos discentes da formação foram aprovados em processo seletivo aberto pela autarquia estadual no último mês de julho. Cerca de 220 pessoas se candidataram ao certame, que teve etapa única constituída pela avaliação curricular dos profissionais.