Caravana VaiVem Trabalhador leva gratuidade de passagens para Pindoretama

23 de agosto de 2025 - 08:39 # # # #

Ascom SET - Texto e Fotos

A Caravana VaiVem Trabalhador chegou a Pindoretama nesta sexta-feira (22), oferecendo aos moradores do município a oportunidade de obter o cartão que garante gratuidade no deslocamento entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. O benefício é destinado a pessoas em busca de emprego e tem gerado grande adesão entre os trabalhadores. Até o início desta tarde, cerca de 150 cartões já haviam sido entregues aos requerentes atendidos na ação.

Aguardando na fila pela sua vez de fazer o cartão, Everton Santos, 21 anos, já percorreu várias empresas da região em busca de um emprego. A sua expectativa é que o cartão dê a ele a chance de ampliar sua área de procura até Fortaleza. “Eu só trabalhei uma vez como Jovem Aprendiz, em 2023. Desde então eu fiquei parado em busca de emprego nas empresas daqui mesmo de Pindoretama, de Eusébio, Aquiraz, Cascavel, só que eu ainda não consegui.  Eu moro com a minha família, dependo deles, nem sempre é possível ter dinheiro para passagem. Espero que com a ajuda do VaiVem, eu consiga encontrar a minha chance, pois a maior dificuldade que tenho encontrado é porque as empresas buscam muito as pessoas que já tenham experiência, só que como eu vou conseguir experiência se eu tão tenho uma oportunidade? Indaga.

O cartão VaiVem Trabalhador é uma ferramenta essencial para a mobilidade de quem reside em cidades como Pindoretama e precisa se deslocar para os demais municípios da região em busca de uma chance no mercado. Fortaleza, ou em outros municípios da região metropolitana. Com ele, os trabalhadores têm acesso gratuito ao sistema de transporte rodoviário intermunicipal, seja ônibus ou topics, o que representa uma significativa economia no orçamento mensal e facilita o acesso ao trabalho.

Agradecendo ao governo pela ação em Pindoretama, o prefeito Dedé Soldado, lembrou que a gratuidade nas passagens significa também uma economia relevante no orçamento das famílias. “Esse é o momento de a gente agradecer a Deus e ao Governo do Estado por esse serviço aqui no nosso município. Hoje nossa cidade está crescendo graças a essas grandes parcerias. Pra ir pra Fortaleza, no mínimo, a gente tem que ter cinquenta reais, trinta da passagem de idade e volta e vinte pra comer um pedacinho de bolo com um suco de maracujá, então esse cartão, que é um importante benefício garante uma boa economia para as famílias”, afirmou o prefeito.

Na passagem por Pindoretama, o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destacou a importância do programa para ampliar o acesso dos trabalhadores ao mercado.

“Estou vendo muitas mães, chefes de família, que muitas vezes não têm dinheiro para pagar o aluguel, comprar o gás ou a feira do mês. Foi pensando nisso que criamos o Cartão Vai Vem Trabalhador. Muitas pessoas têm a vaga, mas não conseguem chegar até o IDT por falta de dinheiro para a passagem”, ressaltou.

Segundo ele, o cartão garante 40 passagens gratuitas por mês, gerando uma economia significativa no orçamento familiar. “É um apoio para que o trabalhador tenha acesso, oportunidade e dignidade. Vamos acompanhar os resultados e, a cada seis meses, avaliar junto ao governador a renovação do benefício, porque esse compromisso é com vocês”, afirmou.

Rápido e simples

A emissão do cartão é um processo simples, mas requer que o trabalhador atenda a alguns critérios, como estar numa situação de desemprego e a comprovação de residência na RMF. A Caravana, com seu atendimento móvel, busca descentralizar o serviço, levando-o diretamente às comunidades e facilitando o acesso de quem tem dificuldade de se deslocar até os pontos de atendimento fixos.

A ação em Pindoretama faz parte de um cronograma maior de visitas da Caravana VaiVem Trabalhador aos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. A meta é alcançar o maior número possível de beneficiários, garantindo que o direito à gratuidade chegue a todos que se enquadram nos requisitos do programa.