Polícia Militar prende cinco suspeitos de crimes no Vicente Pinzón, totalizando 101 capturados desde julho

23 de agosto de 2025 - 08:48 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

De 1º de julho a 21 de agosto, foram 96 capturados pelas Forças de Segurança

Dando continuidade às ações de combate a crimes no bairro Vicente Pinzon, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, em ações distintas a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou nesta sexta-feira (22), cinco pessoas suspeitas de realizarem crimes na região e apreendeu três armas de fogo. Com as prisões desta sexta-feira, ao todo, já são 101 capturados desde julho pelas Forças de Segurança.

Na manhã desta sexta-feira (22), a Força Tática do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), realizava patrulhamento, quando abordou um trio com 22, 28 e 32 anos, respectivamente, em uma via pública do bairro. Com eles, foi encontrada uma pistola sem munição. Instantes antes, nas proximidades, houve registro de uma lesão corporal por disparo de arma de fogo.

Os detidos e o armamento foram levados ao 9º Distrito Policial (9° DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde eles foram autuados por tentativa de homicídio.

Todos os componentes do trio possuem antecedentes criminais: o homem de 28 anos por homicídio doloso, porte ilegal de arma de fogo, estelionato e receptação; o suspeito de 32 anos já respondia por porte ilegal de arma de fogo, furto, lesão corporal e crime contra a paz pública; e o outro envolvido, de 22 anos, por roubo. A vítima dos disparos possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubo.

Outras ações


Horas antes, na madrugada desta sexta-feira, composições da Força Tática (FT) da PMCE realizavam diligências para verificar informações de indivíduos armados em um condomínio do bairro Vicente Pinzón (AIS 1), quando avistaram um homem, de 20 anos, em atitude suspeita. Na abordagem, ele foi capturado portando um revólver calibre .38, oxidado, com numeração suprimida, além de seis munições do mesmo calibre.

O suspeito foi conduzido ao 2° Distrito Policial (2° DP), unidade da PCCE, onde foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Ainda nesta sexta-feira, PMs faziam patrulhamento de rotina, quando abordaram um indivíduo, de 20 anos, em atitude suspeita. Com ele, foi apreendido um revólver calibre. 38, 16 munições intactas e quatro deflagradas, 40 gramas de cocaína, 15 gramas de maconha e uma balança de precisão.

O homem e o material apreendido foram encaminhados ao 9º Distrito Policial (9° DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde ele foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Balanço de prisões

De acordo com dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no mês de julho, 50 pessoas foram capturadas suspeitas de crimes no bairro. Já no início do mês de agosto, dos dias 1 ao dia 21, 46 capturas já foram contabilizadas. Com as cinco prisões desta sexta-feira, ao todo, já são 101 capturados desde julho pelas Forças de Segurança. Além disso, 49 armas de fogo foram apreendidas entre julho e os 21 primeiros dias de agosto, no Vicente Pinzon.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.