Cúpula das Polícias Civis do País reúne-se em Fortaleza para debater tecnologia e estratégias no combate ao crime
25 de agosto de 2025 - 13:40 #Brasil #Fortaleza #Polícias Civis
Ascom PCCE - texto e arte gráfica
De 26 a 29 de agosto, Fortaleza será sede do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil. O evento, que acontece anualmente, reúne a cúpula das polícias civis do País e instituições parceiras para a apresentação de sistemas inovadores voltados à modernização da segurança pública nacional.
As atividades das polícias judiciárias vêm passando por processos de modernização para o enfrentamento ao crime, sobretudo o organizado. As tecnologias contemplam tanto a área operacional — a exemplo de programas informatizados que permitem maior cruzamento dos inúmeros dados existentes na internet — quanto soluções voltadas para uma administração mais eficiente das forças de segurança.
O evento acontece anualmente e, este ano, Fortaleza foi escolhida como sede, com oito temas centrais: acesso a banco de dados; inteligência artificial para investigações e automação; sistema nacional de inteligência; equipamentos e ações de operações; compartilhamento de códigos; compras coletivas; portal nacional de pessoas desaparecidas e; cartas precatórias. Participam do evento os integrantes do Ministério da Justiça; do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc); do Comitê Nacional de Chefes de Inteligência da Polícia Civil (CIPC); do Comitê Nacional de Gestores de Tecnologia da Informação (CNGTI); além de gestores de tecnologia da informação de entidades públicas e privadas.
O presidente do Concpc e delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, destaca a importância da inovação para a polícia judiciária, como a identificação mais ágil de locais de esconderijo de integrantes de organizações criminosas. “Também promovemos, de forma mais eficiente e eficaz, o bloqueio de bens de criminosos, fazendo com que o dinheiro, antes usado para a prática de mais crimes ou para promover uma vida de luxo a bandidos, retorne para a sociedade na forma de equipamentos adquiridos ou apreendidos para as forças de segurança”, reforça Márcio Gutiérrez.
O diretor de Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso e organizador do evento, Juliano de Carvalho, destaca a criação de uma rede tecnológica das polícias civis como um dos principais temas do 4° encontro. “Uma oportunidade excelente para pensarmos juntos as melhorias tecnológicas para as polícias civis, entregando um serviço cada vez melhor à sociedade”, afirma.
Serviço: a cerimônia de abertura do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil de 26 a 29 de agosto no Hotel Vila Galé, Praia do Futuro – Fortaleza