Edital seleciona 30 projetos culturais no Ceará para formação, mentoria e bolsa de R$ 1.000

25 de agosto de 2025 - 14:11 # # # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto e Foto

Atividades presenciais acontecem de 18 a 21 de setembro, na Pinacoteca do Ceará, com debates sobre os principais desafios e possibilidades da cultura digital. A experiência pretende impulsionar ideias inovadoras 

Estão abertas as inscrições, até 31 de agosto, para o Labic Fortaleza – Rede de Formação em Cultura Digital, uma iniciativa que chega à capital cearense com uma proposta transformadora: impulsionar ideias que conectam arte, tecnologia, diversidade e impacto social. Serão selecionadas 30 iniciativas culturais do Ceará para uma experiência formativa única — com oficinas, mentorias especializadas, acompanhamento técnico, palestras, além de uma bolsa no valor de R$ 1 mil para apoiar o desenvolvimento dos projetos. Tudo com certificação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A programação presencial acontecerá de 18 a 21 de setembro, na Pinacoteca do Ceará, reunindo participantes em um ambiente de troca, criação e conexão. A jornada continua até outubro com acompanhamento e apoio das equipes do projeto de forma remota.

O Labic Fortaleza busca iniciativas que já atuam em seus territórios e estão prontas para dar o próximo passo. Podem participar projetos ligados às áreas de mídias e diversidade, tecnologias sociais, culturas indígenas, meio ambiente, acessibilidade, formação livre, livro e leitura, economia solidária, entre outros.

Criado pela UFRJ, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Labic faz parte de uma política de formação que aposta no poder da cultura digital para promover cidadania, criatividade e democracia. Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília já receberam o evento. Esta edição, conta com a parceria do Governo do Ceará, da Secretaria da Cultura, da Pinacoteca do Ceará, do Instituto Mirante, do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e da Mídia Ninja.

“Queremos ativar redes, valorizar saberes comunitários e estimular o uso de tecnologias abertas em prol da inclusão e do pensamento crítico”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.

“As Redes de Formação em Cultura Digital são espaços de produção, pensamento e enfrentamento à desinformação. Um chamado para a cultura como força democrática”, destaca Fabiano Piúba, secretário do MinC.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de agosto de 2025.

Sobre o Labic

O Laboratório de Inovação Cidadã (Labic) é um espaço de experimentação, aprendizagem e criação de soluções para resolver problemas e desafios da sociedade. A partir de tecnologias colaborativas e do envolvimento da própria comunidade, os participantes propõem processos e projetos baseados em mentorias e trocas, que resultam em iniciativas inovadoras voltadas para o uso comum. A ação é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) através da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.

Sobre a Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

Chamada pública REDE DE FORMAÇÃO EM CULTURA DIGITAL – LABIC FORTALEZA

Até 31 de agosto

Atividades presenciais de 18 a 21 de setembro

Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n)

Inscrição de projetos: AQUI

Edital: AQUI

Inscreva seu projeto e fortaleça a cultura digital no Ceará!

Outras informações: pontao@eco.ufrj.br