FormaCE oferece oficinas a docentes com foco no uso da Inteligência Artificial na escola

25 de agosto de 2025 - 11:17 # # # # #

Ascom Seduc - texto e fotos

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE), realizou entre os dias 19 e 21 deste mês mais uma rodada de oficinas formativas com foco na Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido, como possibilidade de entender a IA no contexto educacional, faz-se a política continuada de formação, valorização e desenvolvimento profissional integrado ao Programa Ceará Educa Mais.

O uso da IA no contexto educacional abre um caminho de possibilidades que permitem a reflexão crítica sobre práticas pedagógicas, a personalização do aprendizado e o aprimoramento dos processos avaliativos, alinhando-os às demandas da educação contemporânea. Desta forma, as ferramentas da IA facilitam o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos estudantes. Mas, para tanto, é preciso conhecer a ferramenta, seus usos e riscos.

As oficinas que possibilitam/fomentam o uso ético e crítico da Inteligência Artificial na educação têm carga horária de 8 h/a, extensíveis a até 20 h/a, com as complementações de intercâmbios virtuais e participação no Seminário de Vivencias Pedagógicas em IA, a ser realizado em 25, 26 e 27 de novembro próximo.

Na última formação, as oficinas realizadas atenderam docentes da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza. Ao todo, foram cinco eixos de estudo sobre possibilidades distintas de uso da IA no contexto escolar.

O primeiro eixo concentrou-se nas técnicas de correção de redação do Enem, que permitem celeridade e aprofundamento nas correções e feedback para os alunos, além da revisão das competências e habilidades envolvendo a estrutura da redação. O segundo buscou conhecer a IA, em termos de história, conceito, uso crítico e ético. O terceiro focou na robótica mediada por IA, proporcionando aos professores uma introdução prática à robótica educacional, empregando componentes e materiais de baixo custo, com ênfase na montagem de artefatos robóticos para o uso pedagógico. O quarto teve como cerne as Aprendizagens Mediadas por Inteligência Artificial, utilizando-a como ferramenta auxiliar para potencializar as políticas de recomposição das aprendizagens. E o quinto tratou das Humanidades Digitais, abordando IA e outras Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática pedagógica.

No próximo mês de setembro, será aberta uma nova rodada de inscrições para oficinas, e o cronograma com as datas de realização das mesmas será divulgado nas redes sociais e nas páginas da Seduc e do FormaCE.