Pinacoteca do Ceará oferece visitas temáticas e ateliê sensorial para crianças neurodivergentes
25 de agosto de 2025 - 14:37 #ateliê sensorial #Pinacoteca #Visitas temáticas
Ascom Pinacoteca do Ceará - texto
Jorge Silvestre e Marilia Camelo - fotos
A programação da semana traz imersões nas exposições em cartaz. A atividade inclusiva no Ateliê Criança Cria terá inscrições prévias
A semana na Pinacoteca do Ceará traz uma programação que movimenta as exposições em cartaz com visitas e uma edição do Ateliê Criança Cria voltada para crianças neurodivergentes. O museu ainda oferece edições do Pouso do Trabalhador e Yoga ao Pôr do Sol. A Pinacoteca integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Na quarta-feira (27), às 12h30, o museu oferece o programa Pouso do Trabalhador. A oficina “Mandalas de linha”, com Amanda Oliveira, no hall do prédio, convida os participantes a criar mandalas têxteis. São 15 vagas e inscrição por ordem de chegada na recepção com 1h de antecedência. Mais tarde, às 17h, o pátio recebe o “Yoga ao Pôr do Sol”, com Keyvi Costa conduzindo a prática de Hatha Yoga. O museu oferece tapete para 20 pessoas por ordem de chegada. Pessoas que trazem o próprio tapete podem participar no limite de até 20 vagas extras. As inscrições abrem 1h antes, na recepção
Às 16h de quinta-feira (28) acontece a visita temática “As palavras e o tempo”, com Gi Monteiro e Juliana Ferreira, na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. A visita busca resgatar termos usados no Ceará por gerações passadas que hoje são pouco conhecidos. Utilizando obras da exposição como inspiração, a atividade propõe um debate e apresenta o acervo aos participantes. Acessível em Libras, a atividade conta com 20 vagas e inscrições a partir de uma hora antes na recepção.
Na sexta-feira (29), o público pode participar de uma visita mediada pelas exposições em cartaz, conduzida pelos arte-educadores do museu. A visita começa às 15h, é acessível em Libras e oferece 20 vagas, com inscrições a partir de uma hora de antecedência na recepção.
O sábado (30) conta com mais uma visita temática. Às 16h, a visita temática “Jardim de linhas: bordando a partir de Nice Firmeza”, com Beatriz Gurgel, explora a exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. A atividade propõe um diálogo sobre bordado, arte e experimentação, enquanto os participantes experimentam o bordado livre. Acessível em Libras e com 20 vagas, as inscrições começam a partir de uma hora de antecedência.
No domingo (31) tem Ateliê Criança Cria “Ateliê Sensorial” em duas sessões, às 10h e às 15h. Voltado a crianças neurodivergentes a partir de 3 anos, convida a explorar o espaço com brincadeiras que estimulam o tato, olfato, visão, audição e a criatividade de forma lúdica e divertida. São 15 vagas por sessão, para crianças acompanhadas, com inscrição prévia pelo no link da bio de segunda, 25, até quinta-feira, 28 de agosto.
Em cartaz
Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta quatro exposições: “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, aberta à visitação até 26 de outubro de 2025; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
Serviço
27/08/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Mandalas de linha”
Com Amanda Oliveira
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa Livre (a partir de 16 anos)
15 vagas
Inscrição por ordem de chegada, ficha disponível na recepção com 1h de antecedência
27/08/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol
Com Keyvi Costa (Hatha Yoga)
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa Livre
40 vagas, sendo 20 com tapetes disponibilizados pela Pinacoteca e outras 20 vagas para pessoas que trazem o próprio tapete. Inscrições na recepção a partir de 1h antes
28/08/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Visita Temática As palavras e o tempo
Com Gi Monteiro e Juliana Ferreira
Local: Exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa Livre
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrições na recepção a partir de 1h antes
29/08/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa Livre
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrições na recepção a partir de 1h antes
30/08/2025 | sábado | 16h às 17h
Visita Temática “Jardim de linhas: Bordando a partir de Nice Firmeza”
Com Beatriz Gurgel
Local: Exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre (a partir de 12 anos)
20 vagas. Inscrições na recepção a partir de 1h antes
31/08/2025 | domingo | 10h às 11h e 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Ateliê Sensorial”
Com Juliana Ferreira
Local: Pinacoteca do Ceará – Ateliê 1
Classificação Indicativa Livre
Para crianças neurodivergentes a partir de 3 anos (com um responsável por criança).
15 vagas por cada sessão. Inscrição prévia em link na bio do Instagram, disponível de 25 a 28 de agosto.
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.