Encontro com gestores dos Cejas debate possibilidades para a Educação de Jovens e Adultos

26 de agosto de 2025 - 16:17 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Yuri Martins - Fotoss

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realizou, nesta segunda e terça-feira (25 e 26), o Encontro com Gestores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). A iniciativa reuniu diretores, coordenadores e superintendentes regionais que atuam diretamente no acompanhamento da modalidade, com o tema “Políticas, Práticas e Resultados da EJA: Desafios e Possibilidades”.

O evento contou com a participação de representantes das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor 1), somando cerca de 100 profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o estado.

Mais do que um espaço de formação e alinhamento, o encontro se configurou como um momento para a consolidação das políticas públicas da EJA no Ceará, fortalecendo a troca de experiências e a construção coletiva de estratégias que assegurem melhores condições de aprendizagem e certificação para jovens e adultos que retomam seus estudos.

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, destaca a relevância da recomposição das aprendizagens e o papel da EJA nesse processo.

“Não podemos falar em recomposição sem reconhecer as desigualdades de oportunidades. Os Cejas representam justamente esse espaço de reparação histórica, oferecendo a chance de retomar os estudos a quem não pôde fazê-lo na idade certa. Esse é um trabalho de enorme valor para toda a sociedade. Com a dedicação e a experiência de cada gestor aqui presente, tenho certeza de que conseguiremos avançar nesse trabalho”, considera.

O diretor do Ceja Milton Cunha, em Fortaleza, Wilson Rocha, avalia que o encontro proporcionou um espaço de diálogo e fortalecimento da rede.

“Este é um momento muito importante para os gestores e para a rede como um todo, no qual a Seduc nos ouve, apresenta perspectivas e nos fortalece nesse trabalho. No Ceja, temos desenvolvido projetos de grande relevância, como o atendimento a alunos da Educação Especial, em que conseguimos potencializar suas habilidades, e também com os alunos egressos dos Centros Socioeducativos, em que promovemos ações de reinclusão. São muitas iniciativas, voltadas a diferentes grupos, e encontros como este reforçam nossa missão e nos fazem sentir apoiados para seguir transformando vidas”, explica.

A diretora do Ceja Cosme Alves de Lima, em Jaguaribe, Francisca Guedes, destaca como as ações da Seduc contribuem para valorizar e fortalecer a EJA.

“Quando essas iniciativas chegam ao Ceja, nossa atuação ganha mais qualidade. Temos um trabalho diferenciado em relação às escolas regulares, justamente por atender o público de jovens e adultos. Esses encontros e a atenção da Seduc impactam de forma muito positiva a nossa realidade, pois permitem que nossos estudantes estejam em pé de igualdade com os demais da rede. Nosso público é formado por pessoas que sabem o que querem e que procuram no Ceja a chance de construir um futuro melhor e conquistar novas oportunidades de vida”, aponta.

O coordenador do Ceja Frei José Ademir de Almeida, em Canindé, Bruno Mesquita, evidencia o papel do encontro como espaço de troca e fortalecimento coletivo entre as unidades de ensino.

“Momentos como este nos permitem compartilhar experiências e aprender uns com os outros, o que engrandece a nossa caminhada. Trouxe também a vivência do nosso projeto de inclusão, que se tornou um dos carros-chefes da escola e tornou-se referência na região. Foi um trabalho construído com muita escuta e diálogo com a comunidade escolar e que já inspirou outras escolas da nossa Regional a seguirem pelo mesmo caminho”, descreve.

Ao aproximar gestores e equipes técnicas de diferentes regiões, a Seduc reafirma o compromisso de valorizar a modalidade de ensino como ferramenta essencial de inclusão social, garantia de direitos e promoção da cidadania.