Portal de Desaparecidos do Brasil é lançado oficialmente no 4º encontro dos gestores da Polícia Civil
26 de agosto de 2025 - 16:58 #gestores #Lançamento #polícia civil #Portal de Desaparecidos do Brasil
Ascom SSPDS - Texto e Foto
O primeiro dia do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, nesta terça-feira (26), foi marcado pelo lançamento oficial do Portal de Desaparecidos do Brasil – uma plataforma nacional voltada ao compartilhamento integrado de informações sobre pessoas desaparecidas.
A ferramenta representa um avanço significativo no enfrentamento a um dos maiores desafios da segurança pública, permitindo que os dados sejam acessados e atualizados de forma unificada entre todas as Polícias Civis do país. O portal amplia a eficiência investigativa, favorece a celeridade na localização de pessoas e fortalece a cooperação interestadual.
O encontro, que desde 2021 se consolida como espaço de integração e inovação, já gerou resultados concretos em edições anteriores. Em 2024, por exemplo, foi implementado o Sistema Nacional de Cartas Precatórias, hoje utilizado com grande sucesso em todo o Brasil, agilizando o trâmite de comunicações judiciais entre estados.
A exemplo do sistema de cartas precatórias, o Portal de Desaparecidos é fruto direto do compromisso assumido nos encontros nacionais e demonstra a capacidade das Polícias Civis de transformar debates em soluções práticas para a sociedade. O lançamento simboliza mais uma etapa do trabalho conjunto dos gestores de tecnologia, chefes de polícia e chefes de inteligência, reafirmando o compromisso contínuo com a modernização e integração da segurança pública no Brasil.
“A plataforma vem a ser uma ferramenta muito importante para que pessoas, que possam estar em outros estados, sejam localizadas com mais facilidade. E reforçando, não espere 24 horas para realizar o boletim de ocorrência de desaparecidos”, destaca o presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc) e delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez.
O portal pode ser acessado por meio do site: desaparecidosbrasil.org