Saúde cearense ganha reforço de 64 médicos por meio do programa Agora tem Especialistas, do Governo Federal

26 de agosto de 2025 - 16:58 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Foto
Governo Federal - Infografia

Profissionais, que contam, em média, com 12 anos de atendimento, atuarão em 212 municípios distribuídos por todo país

O Ceará é o estado do Nordeste que mais receberá médicos durante a nova seleção do Governo Federal para o programa Mais Especialistas. Ao todo, dos 501 selecionados para 212 municípios de todo país, 64 profissionais serão distribuídos em território cearense. O atendimento terá início a partir do mês de setembro. Outros 400 médicos, não chamados nesta oportunidade, ficam em lista de espera aguardando uma nova etapa.

“A chegada de mais 64 médicos especialistas ao Ceará é um reforço importante no atendimento de maior complexidade no interior do nosso estado. Uma medida que se soma ao nosso trabalho para levar o serviço de saúde para mais perto dos cearenses. Quando há integração entre União, Estados e municípios, é possível transformar a vida do nosso povo. É a garantia de que saúde de qualidade chegue a todos os cantos do nosso Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O atendimento acontecerá em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades nas cinco regiões do país. De todos os médicos selecionados, 26% atuaram apenas em hospitais privados e agora passarão a atender a população também pela rede pública.

“Mais de 70% dos selecionados serão alocados no interior do país. Estamos falando de médicos com média de experiência de 12 anos de atuação, que estarão à disposição da população para fornecer um atendimento de melhor qualidade”, garantiu Mozart Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

Para a distribuição das vagas, o Ministério da Saúde observou as demandas do SUS nos estados e municípios. Foram priorizadas regiões com número de especialistas abaixo da média nacional, de 184 especialistas por 100 mil habitantes. A capacidade instalada para a oferta da assistência especializada, além do perímetro de deslocamento da população até o local onde o atendimento é realizado, também foi primordial para o envio dos profissionais da saúde.

Confira os municípios cearenses beneficiados abaixo: