Semace é homenageada por ações em sustentabilidade e gestão de resíduos

26 de agosto de 2025 - 16:31 # # # #

Ascom Semace - Texto e Foto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi homenageada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), durante a programação da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit 2025). O evento foi realizado na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na última quinta-feira (21).

A comenda foi entregue como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Semace, que vem contribuindo de forma direta com a promoção da sustentabilidade e a defesa do meio ambiente no Ceará. O gerente de Cadastro e Extensão Florestal (Gecef), George Romeiro, representou a instituição na cerimônia de entrega, que integrou as atividades alusivas ao Dia Nacional do Campo Limpo.

Durante o evento, George Romeiro destacou a importância da parceria com o Inpev e reafirmou o compromisso da Semace com o desenvolvimento de políticas públicas ambientais voltadas ao uso responsável de insumos agrícolas e à destinação correta de resíduos. “A premiação concedida à Semace pelo Inpev é gratificante porque reflete o reconhecimento da instituição com a política de sustentabilidade ambiental na logística reversa de embalagens de agrotóxicos e demais resíduos industriais, de acordo com a Lei n 12.305/10”, afirmou o gestor.

A Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece diretrizes para o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos no Brasil. Entre seus principais instrumentos, destaca-se a logística reversa, que responsabiliza fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes pela coleta e destinação final adequada de produtos e embalagens após o uso pelo consumidor.

Saiba mais

A Expofruit é considerada a maior feira de fruticultura irrigada do Brasil e reuniu, nesta edição, cerca de 210 empresas expositoras, distribuídas em mais de 300 estandes, com a presença de 40 mil visitantes e uma estimativa de R$ 90 milhões em negócios gerados. Com o tema “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”, o evento contou com rodadas de negócios internacionais, seminários técnicos e painéis voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do setor.