Bece recebe lançamentos do For Rainbow nesta sexta-feira (29)

27 de agosto de 2025 - 16:22 # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

Atividade celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado no mesmo dia

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará e gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), será palco dos lançamentos do Festival For Rainbow no dia 29, às 15h30. Serão apresentadas duas publicações: a 6ª edição da “Revista Brejeiras”, de Camila Marins, Cristiane Furtado e Luísa Tapajós, e o livro “Ace da Liberdade”, de Tiziane Machado. A programação celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica comemorado no dia 29 de agosto.

Revista Brejeiras

A 6ª edição “Gatas/Sapas Extraordinárias 50+” da Revista Brejeiras traz um mergulho nas experiências e narrativas das lesbianidades 50+. Produzida por e para lésbicas, a publicação já recebeu diversas honrarias e prêmios de direitos humanos, além de atuar como movimento social na reivindicação de políticas públicas.

Esta edição traz entrevistas exclusivas com as cantoras Cátia de França, Simone, Verônica Bonfim e Ana Costa; com a intelectual e referência feminista decolonial na América Latina Ochy Curiel; e com a jornalista e escritora Sonia Hirsch. O número ainda apresenta um dossiê com depoimentos de lésbicas de todo o Brasil com mais de 50 anos — e muito mais.

Ace da Liberdade

Em “O Ace da Liberdade”, Tiziane Machado narra a história de Sofia, uma jovem tenista que, enquanto busca seu espaço no esporte e na vida, enfrenta abusos, pressões e a indiferença do pai. Ao se apaixonar por Júlia, ela encontra força para romper o ciclo de dor e resgatar sua liberdade. Um romance sobre superação, amor e a coragem de ser quem se é.

Festival For Rainbow

De 19 a 25 de agosto, Fortaleza será palco da 19ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, um dos mais importantes eventos dedicados à pluralidade e aos direitos LGBTQIA+ no Brasil. Neste ano, a programação celebra a Semana e o Mês da Visibilidade Lésbica, com o tema “Visíveis e Infinitas”. Reconhecido internacionalmente e com programação gratuita, o festival reúne 61 filmes de 14 países, divididos em mostras competitivas e paralelas, além de shows, lançamentos de livros e apresentações teatrais.

Serviço

19ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero
Lançamento da 6ª Edição da “Revista Brejeiras”, de Camila Marins, Cristiane Furtado e Luísa Tapajós
Lançamento do Livro “ACE da liberdade”, de Tiziane Machado
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Centro, Fortaleza/CE)
Data: 29 de agosto de 2025 (terça-feira)
Horário: 15h30
Entrada: Gratuita