Exposição AMÍ sobre cultura alimentar indígena chega aos últimos dias com visitas mediadas no Mercado AlimentaCE

27 de agosto de 2025 - 15:04 # # # #

Ascom Mercado AlimentaCE - texto e foto

Programação do fim de semana inclui visita para estudantes na sexta-feira (29) e uma para o público geral no domingo (31)

A exposição AMÍ – Alimento e Memória dos Povos Indígenas do Ceará entra em sua última semana de exibição no Mercado AlimentaCE, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Mirante. Para marcar a reta final, serão realizadas duas visitas mediadas: uma na sexta-feira (29), para estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Gilmar Maia de Sousa, e a última oportunidade para o público geral no domingo (31), encerrando a programação da semana.

Lançada em julho deste ano, a exposição AMÍ – Alimento e Memória dos Povos Indígenas do Ceará é uma série fotográfica que retrata as culturas alimentares de onze comunidades indígenas do estado. As 30 fotografias, localizadas na plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes, são resultado de ações itinerantes da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado.

Com fotografia do coletivo Lab Cinema Lutas (composto por Byya Kanindé, Lidiane Anacé, Henrique Tabajara e Iago Barreto), a mostra tem parceria com o Centro Cultural do Cariri e curadoria de Jéssica Kariri e Samuel Macedo, oferecendo um olhar sensível sobre como a comida expressa resistência, ancestralidade e cuidado com o território.

Na manhã de sexta-feira (29), às 9h, estudantes do CEJA Professor Gilmar Maia de Sousa participarão de uma visita guiada à exposição. Conduzida pela educativa do Mercado, composta por Suel Silva e Matheus Henrique, a mediação propõe uma experiência de escuta e partilha sobre a diversidade cultural e os saberes ancestrais que envolvem a comida como ato de preservação da vida.

No domingo (31), das 10h30 às 11h30, o público geral terá a oportunidade de participar de uma visita mediada aberta. Será um momento de diálogo sobre as imagens, histórias e falas coletadas nas aldeias, aprofundando a compreensão sobre a importância do patrimônio alimentar indígena.

Para acompanhar a visita de domingo, os restaurantes do Mercado: O Boteco, Pachamama, Chegue Bar, Benzito Gastrobar, Tacos Burger, Acarajé de Murá, Bellucci, Oh Bixa Boa e Cozinha do Frei estarão funcionando com diversas opções para o almoço.

Também durante a programação, a Loja do Mercado terá degustação especial de produtos das marcas cearenses The Pot e Bee Fine, das 10h às 15h.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de Comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e valorizar a gastronomia e a cultura alimentar.

Serviço

Loja do Mercado AlimentaCE 
Quinta: 12h às 18h
Sexta e Sábado: 12h às 19h
Domingo: 10h às 15h – com degustação de produtos The Pot e Bee Fine

Visita Mediada à exposição AMÍ, com alunos do CEJA Professor Gilmar Maia de Sousa
29/08/2025 | SEX | 9h
Local: Plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Atividade restrita aos alunos da escola

Visita Mediada à  Exposição AMÍ, aberta ao público
31/08/2025 | DOM | 10h30 às 11h30
Local: Plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes ((Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Aberta ao público