II Encontro de Diretores das Escolas Profissionais debate gestão e processo de aprendizagem

27 de agosto de 2025 - 16:51 # # #

Texto e fotos: Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta terça, quarta e quinta-feira (26, 27 e 28), o II Encontro de Diretores das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), em Fortaleza. A ação tem o objetivo de fortalecer a gestão escolar para melhoria do processo de ensino aprendizagem. O evento reúne os diretores das 133 EEEPs, além de representantes das 23 Regionais e da Seduc sede.

A programação contempla palestras, apresentações de propostas de trabalho e ações estratégicas para o ensino, debates e momentos de interação coletiva. Durante o encontro, serão ainda abordadas ações estruturantes da Coordenadoria de Educação Profissional da Seduc (COEDP) que estão em andamento, como aquisições dos laboratórios técnicos, renovação das matrizes curriculares, acompanhamento do estágio curricular, novas ofertas de cursos nas EEEPs, e a chamada pública para Agentes de Inovação Tecnológica.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, ressalta a dedicação dos gestores e o compromisso do grupo em fortalecer a qualidade da aprendizagem na rede estadual.

“Agradeço a cada diretor pelo empenho e pelo compromisso diário com os nossos estudantes. Quando falamos em fortalecer resultados, não nos referimos apenas a números, mas ao sentimento de dever cumprido, ao ver jovens aprendendo, chegando à universidade e conquistando uma vida mais justa e digna. Esse time valoroso faz a educação avançar, com debates importantes e a busca constante por novas metodologias de ensino e aprendizagem”, enaltece.

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, destaca a oportunidade do encontro como um espaço de troca e fortalecimento da rede.

“Este momento é fundamental para reunirmos gestores de todas as Escolas Profissionais e, juntos, pensarmos estratégias para avançar ainda mais. O encontro permite alinhar ações, compartilhar experiências exitosas e fortalecer a missão que nos une: garantir uma educação de qualidade, que transforme a vida dos nossos jovens e contribua para uma escola cada vez mais democrática e inovadora”, explica.

Para o diretor da EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva, em Barro, o encontro tem possibilitado avaliar os avanços e identificar oportunidades de melhoria na gestão escolar.

“Um momento como este nos permite refletir sobre as ações desenvolvidas ao longo do ano e analisar de que forma podemos aperfeiçoar nossos caminhos. Ao acessar os dados da escola e verificar as políticas públicas implementadas, sob a perspectiva apresentada pela Seduc, conseguimos fazer uma análise mais consistente e coerente, identificando se estamos de fato na direção certa ou se podemos adotar estratégias que tragam resultados ainda mais positivos para a escola e para toda a rede”, considera.

Entre os destaques da programação, o encontro contou com palestras da filósofa Viviane Mosé, com a conferência “a escola e a vida: desafios da gestão educacional no mundo contemporâneo”, e do cientista-chefe da Educação, Jorge Lira, que abordou “o uso pedagógico das evidências da avaliação formativa”.

Educação integral

A rede pública estadual compreende cada estudante como um ser único e a partir desse entendimento vem trabalhando para ofertar uma educação integral, por meio de políticas públicas que seguem um percurso de continuidade e evolução.

Neste sentido, as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) promovem a integração do Ensino Médio regular com o ensino técnico, permitindo que jovens concluam a educação básica já em condições de ingressar no mercado de trabalho, com a devida qualificação profissional. Assim, a Seduc proporciona oportunidades de iniciação no mundo do trabalho, por meio da aprendizagem e da qualificação profissional, além de incentivo ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa científica, artístico-culturais e esportivas, no intuito de agregar não só conhecimento, mas também valores ao projeto de vida dos jovens das escolas estaduais.

A definição dos cursos ocorre a partir dos clusters econômicos (grupos) ou dos arranjos produtivos locais, em parceria com as Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e as Universidades. A ideia é ofertar os cursos de acordo com a potencialidade econômica de cada região. Um dos objetivos é garantir que o estudante permaneça em seu território após a conclusão do curso, e que haja desenvolvimento para a região onde a escola está inserida.

Currículo

O currículo das EEEPs é composto pelos componentes do Ensino Médio, da formação profissional e de uma parte diversificada que inclui Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Projetos Interdisciplinares, Horários de Estudo, Oficina de Redação e Língua Estrangeira Aplicada. A carga horária total trabalhada ao longo dos três anos do Ensino Médio integrado à educação profissional corresponde a 5.400h.

Bolsa Estágio

Ao chegar à 3ª série do Ensino Médio, o Governo do Ceará propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado a todos os alunos. O estágio representa a primeira interação significativa do estudante com o mundo do trabalho. Nesse contexto, o governo desempenha um papel estratégico ao garantir uma bolsa que viabiliza essa experiência prática, complementando o aprendizado teórico adquirido e as habilidades desenvolvidas nos laboratórios técnicos das escolas durante o curso de formação técnica.