Ipece divulga Índice Comparativo de Gestão Municipal com análise da gestão dos 184 municípios cearenses

27 de agosto de 2025 - 13:22 # # #

Pádua Martins - Ascom Ipece - texto
Yuri Leonardo - Ascom Casa Civil - Infográfico

Sobral, Crato, Caucaia, Fortaleza, Maranguape, Tauá, Granja, Acaraú, Boa Viagem, Quixeramobim, Jijoca de Jericoacoara, Novo Oriente, Senador Pompeu, Nova Russas, Tamboril, Cariré, Jaguaretama, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro e Pires Ferreira são, dentre os 184 municípios cearenses, os 20 melhores ranqueados pelo Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM/2023).

O trabalho Índice Comparativo de Gestão Municipal – ICGM/2023 dos Municípios Cearenses, elaborado pelo Instituto de pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), já pode ser acessado, na íntegra, na página do Instituto .

O estudo leva em consideração as quatro divisões por grupos populacionais e destaca os cinco primeiros em cada um deles. O ICGM avalia os municípios em quatro áreas: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. A partir dessas áreas foram selecionados 13 indicadores.

O diretor de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Ipece, Fábio Montenegro, explica que, para tornar a análise mais apropriada e comparável, o cálculo do ICGM fez uso do corte por porte populacional, visto que a gestão municipal é fortemente afetada por aspectos demográficos. Desta forma, os municípios foram separados em quatro grupos cada um apresentando diferentes cortes populacionais.

O Grupo Populacional 1 é composto por oito municípios (população acima de 100 mil habitantes); Grupo Populacional 2 com 29 municípios (população acima de 50 mil e menor que 100 mil habitantes); Grupo Populacional 3 com 60 municípios (população acima de 20 mil e menor que 50 mil habitantes); e Grupo Populacional 4 com 87 municípios (população até 20 mil habitantes).

O ICGM 2023 foi publicado pelo Anuário do Ceará 2025/2026, que é produzido pela Fundação Demócrito Rocha. O lançamento ocorreu na última segunda-feira (25) e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Romeu Aldiguere; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Heráclito Neto; e o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa.